Browsing Mestrado Acadêmico em Administração by Title
Now showing items 109-128 of 302
-
A emoção no contexto da prestação de serviços : um estudo aplicado junto a usuárias dos serviços de obstetrícia de um hospital público
(2014-04-30)Este estudo tem o intuito de identificar as emoções ambivalentes (positivas e negativas) vivenciadas no parto pelas usuárias dos serviços de obstetrícia do Hospital Geral de Caxias do Sul (RS). O processo de identificação ... -
O empreendedorismo e a inovação em ambientes de incubação
(2014-05-19)A acirrada competição é o novo regulador da ordem econômica. Nesse cenário, o Brasil deve aproveitar as oportunidades dessa nova dinâmica empresarial, aprimorando as características que permitirão o desenvolvimento de um ... -
Empreendedorismo e inovação em vinícolas associadas à Aprovale, Asprovinho e Aprobelo
(2014-05-13)O mercado globalizado e competitivo está exigindo das empresas uma postura cada vez mais estratégica. As empresas são induzidas a estabelecerem estratégias definidas para obter uma vantagem competitiva. Assim, buscam ... -
O endosso por celebridade e a gestão da imagem da marca : evidências empíricas a partir do estudo da marca Ipanema Gisele Bündchen
(2014-05-29)Um conceito fundamental para a compreensão do papel desempenhado pelas marcas nas sociedades contemporâneas é o de posicionamento, que se refere ao que a marca representa na mente dos consumidores. Neste sentido, uma ... -
Energias renováveis: energia solar para o desenvolvimento sustentável organizacional
(2024-03-15)Este estudo teve como objetivo analisar a influência da geração de energia fotovoltaica no desempenho sustentável organizacional, pois a energia elétrica é de fundamental importância para o desenvolvimento da sociedade ... -
Ensinagem e aprendizagem em incubadora tecnológica: um estudo de caso na Incubadora Tecnológica de Caxias do Sul
(2014-05-20)Esta pesquisa estruturou-se a partir de três relevantes fenômenos da economia contemporânea: empreendedorismo, inovação e relações universidade-empresa, elementos convergentes no ambiente das incubadoras de empresas de ... -
Envolvimento da alta direção e inteligência competitiva : uma análise sobre suas relações em organizações de médio e de grande porte da serra gaúcha - Brasil
(2014-06-02)Inteligência Competitiva (IC) é um tópico emergente e estratégico para nações e organizações, e na medida em que desenvolve-se no plano teórico, surge a necessidade de estabelecer interfaces com outras áreas do conhecimento. ... -
Equipes multidisciplinares de melhoria contínua e seus métodos de trabalho nas empresas do ramo metalmecânico de Caxias do Sul - RS
(2014-04-30)O nível de competitividade industrial tem imposto ao mercado a necessidade de melhorar continuamente seus processos, em busca de um diferencial. Para auxiliar nessas melhorias, são utilizadas diversas técnicas compostas ... -
A espiritualidade no ambiente de trabalho e seu impacto no desempenho individual de motoristas profissionais atuantes no transporte rodoviário de cargas
(2024-06-04)Este estudo teve como objetivo identificar o nível de espiritualidade no trabalho dos motoristas profissionais atuantes no transporte rodoviário de cargas e o seu impacto no desempenho individual. Para tanto, realizou-se ... -
Estilos de liderança em cooperativa vinícola da Serra Gaúcha
(2016-05-11)Com a competitividade no mercado globalizado, as organizações sentem a necessidade de unirem-se por meio da incorporação, que tem apresentado um crescimento continuado desde a década de 90. Desta forma a integração das ... -
Estratégia baseada em diligência nas práticas de inteligência estratégica: um estudo de caso em uma instituição de ensino superior
(2022-12-06)A transformação acelerada da sociedade, tanto no seu modo de vida, quanto na maneira com que lida com dados e informação, tem inspirado pesquisas nas ciências administrativas. As organizações, compostas por pessoas e parte ... -
A estratégia de marca única e sua interferência nas operações de serviço ao cliente : estudo de caso no grupo Tramontina
(2015-06-25)A estratégia de marca única é adotada pelas organizações para que as mesmas possam estabelecer uma identidade estratégica, um reconhecimento e uma maior visibilidade frente ao mercado consumidor. No entanto, a estratégia ... -
Estruturação e desenvolvimento de uma joint venture em busca de maior competitividade : o caso de uma empresa gaúcha do setor metal-mecânico
(2014-06-04)As alianças estratégicas são uma das alternativas de estratégias de cooperação estabelecidas entre duas ou mais empresas com objetivos comuns, visando o estabelecimento de uma vantagem competitiva, sendo que a joint venture, ... -
Um estudo da aprendizagem organizacional em organizações sem fins lucrativos : uma avaliação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul
(2014-06-17)As organizações, assim como as pessoas, precisam desenvolver a capacidade de se modificarem, adaptando-se e criando alternativas para solução dos problemas com os quais se defrontam a cada dia. Nesse sentido, a Aprendizagem ... -
Estudo da viabilidade de um novo produto para o transporte de resinas petroquímicas
(2014-05-29)As profundas transformações que estão ocorrendo em todas as áreas da atividade social, cultural, política econômica e empresarial, causadas pelo uso cada vez mais intenso da tecnologia da informação e da globalização dos ... -
Um estudo das redes flexíveis de supermercados em relação ao foco do negócio, formato de exploração econômica e processos operacionais : perspectivas da governança e dos integrantes
(2014-05-06)A formação de redes flexíveis tem sido alternativa, principalmente para as pequenas e médias empresas, como forma de obter vantagens competitivas. Contudo, além do objetivo principal dessas redes, aspectos culturais e ... -
Estudo de caso do processo de adaptação produtiva dos produtores rurais da agricultura familiar frente à lei 11.947/2009, na microrregião de Guaporé, de 2009 a 2012
(2015-02-06)A agricultura familiar caracteriza-se pela posse da propriedade e dos meios de produção, por trabalhadores rurais com grau de parentesco e pressupõe a distribuição igualitária da operacionalização na atividade produtiva. ... -
Estudo do fluxo de conhecimento entre atores da cadeia produtiva da maçã
(2015-02-06)As organizações dependem de fluxos de conhecimento oportunos e eficazes para aperfeiçoar as suas capacidades e execução de atividades. Estudos sobre fluxo de conhecimento - processo de movimentação de conhecimento a partir ...