Navegação Mestrado Acadêmico em Administração por título
Itens para a visualização no momento 50-69 of 302
-
A capacidade de gestão ambidestra: integrando as competências organizacionais com as capacidades dinâmicas para inovação
(2024-03-29)Com crescente avanço das necessidades de mercados e consumidores por inovações, as organizações deparam-se com conflitos de agenda, ao necessitarem lidar com as decisões de alocar recursos para sua agenda operacional, ... -
O capital humano e a execução da estratégia sob a perspectiva de gestores : um estudo multicasos no segmento da alimentação coletiva
(2014-11-12)Diante da passagem da era industrial e com a chegada da era da informação, as organizações começaram a perceber que apenas possuir melhores equipamentos, tecnologia e mais recursos financeiros para tornarem-se competitivas, ... -
Capital social e competitividade em redes colaborativas vitivinícolas : um estudo de casos das redes APROVALE e APROBELO
(2014-04-30)Os ganhos competitivos adquiridos pela ação coletiva, através do fenômeno de formação de redes colaborativas, podem ser considerados respostas a uma série de pressões do ambiente econômico que limitam ou restringem a ... -
Capital social e intenção empreendedora dos estudantes de administração de uma instituição de ensino superior da serra gaúcha
(2014-11-12)O empreendedorismo está vinculado ao despertar nas pessoas o desejo de criação de novos negócios. Estes negócios são fundamentais para a geração de riquezas, criação de empregos e são responsáveis por inovações tecnológicas. ... -
Capital social e o desenvolvimento das competências coletivas : um estudo de caso em duas empresas metalúrgicas
(2014-04-29)Partindo de uma lacuna existente nas abordagens relacionadas ao tema competências, as quais são tratadas sob o enfoque da organização e do indivíduo, esta pesquisa busca compreender e analisar a relação existente entre ... -
Capital social em redes de cooperção: um estudo de caso da AutoRede
(2014-05-22)Este estudo descreve como se estruturam as redes sociais dos empresários participantes da Rede de Cooperação AutoRede, do município de Novo Hamburgo. Mais especificamente, como se estruturam as redes de relações surgidas ... -
Caracterização da cadeia produtiva de pequenas frutas nos Campos de Cima da Serra sob a ótica da produção e comercialização
(2014-05-13)Para conhecer e entender uma cadeia produtiva é preciso que haja uma compreensão dos elos e relacionamentos que ocorrem entre os agentes envolvidos, para identificar os pontos fortes e fracos que compõem essa cadeia. A ... -
Caracterização e análise das inovações nos cursos de mestrado em Administração em universidades da região sul do Brasil
(2015-08-06)Esta dissertação se insere na linha de Pesquisa de Gestão da Inovação e Competitividade, vinculada ao curso de Mestrado em Administração da Universidade de Caxias do Sul (UCS), que tem por objetivo estudar a relação entre ... -
Cenários prospectivos : o caso da fruticultura dos Campos de Cima da Serra
(2014-05-29)O mundo está passando atualmente pela fase mais competitiva da história. Essa nova fase está trazendo constante instabilidade aos ambientes organizacionais. As novas oportunidades e desafios ocasionados pela concorrência ... -
Cenários prospectivos em redes de cooperação : o caso da Associação dos Produtores Rurais dos Campos de Cima da Serra - APROCCIMA
(2014-04-30)As mudanças no cenário competitivo mundial têm dificultado a sobrevivência das empresas, onde a previsão do futuro se torna inevitável na atividade de planejamento. Desta forma, o estudo do futuro e a construção de cenários ... -
Cenários prospectivos para o transporte rodoviário de cargas no Corede Serra
(2014-04-28)Esta dissertação aborda a estruturação de cenários prospectivos para a indústria do transporte rodoviário de cargas, abrangida pelo Corede Serra no Rio Grande do Sul. O objetivo foi elaborar previsões consistentes sobre ... -
Cidadania organizacional e outras variáveis comportamentais atuantes em um ambiente de fusão
(2014-06-05)As organizações mudam suas práticas de gestão, muitas vezes realizando fusão, em razão de fatores externos como mudanças ou problemas sociais, políticos, ambientais e econômicos. Também variáveis internas como saúde ... -
Cocriação, valor de uso, satisfação e custos de troca como antecedentes da retenção de cliente no ensino superior
(2018-07-30)A retenção de clientes é considerada uma possível fonte de vantagem competitiva e um fatorchave de sucesso para organizações que buscam melhorar sua participação de mercado, lucratividade e rentabilidade. Entretanto, ainda ... -
Competências coletivas e capital social na cadeia produtiva de morangos na região do Vale do Caí-RS
(2014-05-13)Os temas capital social e competências coletivas estão relacionados por tratarem do desenvolvimento econômico e social de organizações sob uma perspectiva de rede. Capital social refere-se a aspectos da organização social, ... -
As competências coletivas e sua articulação com o pensamento sistêmico no APL vitivinícola da serra gaúcha
(2014-05-13)No campo das competências coletivas, a identificação e o reconhecimento de lacunas teóricoempíricas (BITENCOURT, 2001; BONOTTO, 2005; RUAS, 2001; SANDBERG, 2000) têm sido um importante elemento motivador de novos estudos ... -
Competências coletivas em uma equipe de tecnologia da informação de uma empresa de grande porte : o caso da empresa Grendene S.A.
(2014-04-30)Os temas competências coletivas e tecnologia da informação, estão relacionados dentro do contexto organizacional, como uma forma de vantagem competitiva para as empresas. Dada a necessidade de conhecer e analisar as ... -
Competências essenciais nas redes colaborativas em instituições de ensino superior comunitário no RS : caso COMUNG
(2016-12-16)O crescimento individual e coletivo está cada vez mais presente nas instituições, com isso, deve haver adequação das pessoas dentro do campo de trabalho em que estão inseridas, a fim de que, progressivamente, alcancem as ... -
Competências organizacionais e sua relação com vantagem competitiva : um estudo de caso na Faculdade da Serra Gaúcha
(2016-11-23)As constantes transformações que ocorrem nas dimensões econômica, social e financeira exigem das organizações ações ágeis e diferenciadas na busca por uma vantagem competitiva. Nesse contexto, a empresa deve ser capaz de ... -
Competitividade no setor vitivinícola:a influência do conhecimento, da preocupação ambiental, das normas subjetivas, do valor percebido e da sensibilidade ao preço na intenção de compra de vinhos orgânicos
(2023-02-01)Projeções indicam que o aumento populacional, as mudanças climáticas e a escassez de recursos, bem como de alimentos, podem se intensificar nas próximas décadas, constituindo uma ameaça as condições de vida das presentes ...