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dc.contributor.advisorGalelli, Ademar
dc.contributor.authorBatista, Francisco Honório Araújo
dc.date.accessioned2014-06-03T17:14:25Z
dc.date.available2014-06-03T17:14:25Z
dc.date.issued2014-06-03
dc.date.submitted2011-09-30
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/553
dc.descriptionA proposta deste trabalho é de analisar o comprometimento organizacional dos funcionários de uma empresa metalúrgica de Caxias do sul. Esta empresa em análise é a Cemar Legrand empresa pertencente ao Grupo Legrand (Grupo Multinacional Francês). Foi utilizado para a análise um instrumento de pesquisa com reconhecimento pela comunidade científica chamado de modelo dos três componentes de Allen e Meyer (1997) , modelo que caracteriza o comprometimento organizacional em suas dimensões afetivo, instrumental e normativo, e foi aplicado o questionário em uma amostra de 311 funcionários da empresa. A análise deste trabalho também foi ampliada no sentido analisar este comprometimento organizacional por grupo de funcionários pertencentes às gerações (Geração Veteranos, Geração Baby boomers, Geração X e Geração Y), esta teoria das gerações, tem seu nascedouro na teoria geracional de Strauss e Howe (1991) onde os autores definem que em cada século há quatro gerações distintas e que cada uma das gerações comportam-se conforme as características de cada período geracional, bem como pelos acontecimentos de sua época. O resultado deste trabalho demonstra que há um bom comprometimento dos funcionários para com a empresa e não foi encontrado diferenças entre as dimensões do comprometimento para as gerações pesquisadas.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this study is to examine organizational commitment of employees at a metallurgical company in Caxias do Sul. This company in question is Cemar Legrand company belonging to Legrand Group. Was used to analyze a research tool to recognize the scientific community called "model of the three components of Allen and Meyer (1997)," model that characterizes the organizational commitment in their affective, instrumental and normative dimensions, and the questionnaire was applied in a sample of 311 employees. This analysis has also been expanded in order to analyze organizational commitment by this group of employees through the theory of generations (Generation Veterans, Generation Baby Boomers, Generation X and Generation Y), this theory of generations, has its origin in the theory of generational Strauss and Howe (1991) where the authors define it in every century there are four different generations and each generation behaves according to the characteristics of each generational period, as well as by the events of his time. This investigation demonstrates that there is a good employee commitment to the company and was not found differences between the dimensions of commitment for the four generations surveyed.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.subjectComprometimento organizacionalpt_BR
dc.subjectVeteranospt_BR
dc.subjectBaby Boomeren
dc.subjectGeração Xpt_BR
dc.subjectGeração Ypt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectComportamento organizacionalpt_BR
dc.subjectMetalúrgica - Caxias do Sul (RS)pt_BR
dc.subjectOrganizational commitmenten
dc.subjectGeneration Xen
dc.subjectGeneration Yen
dc.subjectGenerational theoryen
dc.subjectMotivationen
dc.subjectOrganizational behavioren
dc.subjectMetallurgical company - Caxias do Sul (Brazil)en
dc.titleGrupos geracionais e o comprometimento organizacional : um estudo em uma empresa metalúrgica de Caxias do Sulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/5272004874206773pt_BR
mtd2-br.author.lattesBATISTA, F. H. A.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação de Mestrado em Administraçãopt_BR


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