Zur Kurzanzeige

dc.contributor.advisorSilva, Mauro Amancio da
dc.contributor.authorSoares, Tiago
dc.contributor.otherStumpf, Jussara Maria Marchioro
dc.contributor.otherSilva, Mauro Amâncio
dc.date.accessioned2020-03-23T15:17:17Z
dc.date.available2020-03-23T15:17:17Z
dc.date.issued2019-07-08
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/5569
dc.descriptionIntrodução: A Educação Física escolar é uma das disciplinas preferidas dos alunos, entretanto, apesar de ela se fazer presente em boa parte de nossas vidas, não é reconhecida como uma das principais disciplinas curriculares. Revelando-se significativamente importante para a nossa promoção de saúde e bem-estar, sua prática pode favorecer a iniciação de um atleta de alto nível. Para seu melhor aproveitamento, os alunos não devem entender a aula de Educação Física como apenas uma hora de lazer ou recreação, mas como uma aula tão importante quanto as demais, repleta de conhecimentos que proporcionam a eles diversos benefícios em seu cotidiano, despertando o prazer de aprender, potencializar a capacidade de criar e recriar situações de aprendizagem, bem como ampliando a sua capacidade de comunicação. Objetivos: Este estudo buscou verificar se existe uma significativa influência da disciplina de Educação Física escolar na preparação e na formação do atleta de alto rendimento. Metodologia: Para obter os dados referentes ao tema, foi adotado um instrumento de coleta com caráter qualitativo, descritivo e transversal, com perguntas afirmativas variáveis buscando abstrair as opiniões do público escolhido, e, posteriormente, foram analisadas as respostas. O público escolhido é formado por atletas que participaram ou participam, no mínimo, de uma competição reconhecida por uma federação, a nível estadual e nacional, oriundos de qualquer esporte ou modalidades. Resultados: Utilizaram-se categorias de análise destacando os principais assuntos da pesquisa, que foram unificados com as afirmativas dos pesquisados no questionário e a fundamentação dos autores, que teve com maior ênfase a influência no desporto do futebol, esporte vivenciado no período escolar que levou muitos atletas a descobrirem seu talento para a modalidade. Conclusão: A educação física proporciona ao aluno essa oportunidade de vivenciar a modalidade e a partir dela se descobrir para o esporte, pois uma das funções da escola é organizar a sociedade, participando da formação integral do ser humano, tendo o jogo como meio de ensino, assumindo um papel de suma importância, direta ou indiretamente na formação do atleta de alto rendimento (sic).pt_BR
dc.description.abstractIntroduction: School Physical Education is one of the preferred disciplines of students, however, although it is present in most of our lives, it is not recognized as one of the main curricular subjects. Revealing itself significantly important to our health and wellness promotion, its practice may favor the initiation of a high level athlete. For their better use, students should not understand the Physical Education class as only an hour of leisure or recreation, but as a class as important as the others, full of knowledge that provide them with many benefits in their daily life, arousing pleasure to learn, empower the ability to create and recreate learning situations, as well as expanding their ability to communicate. Objectives: This study sought to verify if there is a significant influence of the School Physical Education discipline in the preparation and training of the high performance athlete. Methodology: To obtain data on the subject, a qualitative, descriptive and transversal collection instrument was adopted, with variable affirmative questions seeking to abstract the opinions of the chosen public, and, later, the answers were analyzed. The chosen public is formed by athletes who have participated or participate in at least one competition recognized by a federation, at state and national level, coming from any sport or modalities. Results: We used categories of analysis highlighting the main subjects of the research, which were unified with the affirmations of those surveyed in the questionnaire and the authors' rationale, which had a greater emphasis on the influence on the sport of soccer, a sport experienced in the school period that led many athletes to discover their talent for the sport. Conclusion: Physical education provides the student with this opportunity to experience the modality and from there to find out for the sport, since one of the functions of the school is to organize the society, participating in the integral formation of the human being, having the game as a teaching medium , assuming a role of paramount importance, directly or indirectly in the formation of high performance athlete (sic).pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEducação física - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAtletaspt_BR
dc.subjectEsportespt_BR
dc.titleA educação física escolar e o esporte de alto rendimentopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameEducação Física – Licenciaturapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário da Região dos Vinhedospt_BR
local.data.embargo2019-08-12 00:00:00


Dateien zu dieser Ressource

Thumbnail

Das Dokument erscheint in:

Zur Kurzanzeige