• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências da Saúde
  • Educação Física – Licenciatura
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências da Saúde
  • Educação Física – Licenciatura
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Os dilemas da “não participação” nas aulas de educação física no ensino médio

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC Paula Cristina Gabana.pdf (921.3Kb)
Data
2019-07-09
Autor
Mattiollo, Natane
Gabana, Paula Cristina
Orientador
Maciel, Rochele Rita Andreazza
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Introdução: A Educação física escolar não pode ser confundida apenas como forma de lazer. Esta disciplina no currículo escolar proporciona a introdução e a integração aos alunos sobre o conhecimento da cultura corporal do movimento, formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la para usufruir dos diferentes componentes curriculares em benefício da qualidade de vida. Nesse sentido, o estudo sequente, contempla a pesquisa realizada na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I e II, no Curso de Licenciatura em Educação Física, na Universidade de Caxias do Sul sobre as aulas de educação física no Ensino Médio. Objetivos: O objetivo geral consiste em investigar quais os fatores que interferem para não participação dos alunos do Ensino Médio nas aulas de Educação Física na escola. Materiais e métodos: A pesquisa é caracterizada pelo método quantitativo e qualitativo. A coleta de dados foi através de um questionário. A partir das informações obtidas pelos questionários, foi feita uma análise dos dados para interpretação e apresentação de resultados. Resultados: Verificou-se que os principais fatores que interferem na não participação dos alunos do Ensino Médio nas aulas de Educação Física estão relacionados com: a falta de aulas dinâmicas e conteúdos inovadores, sendo que segundo os dados, as respostas ficaram bem segmentadas, na qual a maior parte dos alunos não teve um posicionamento; a carência na diversificação das aulas, referindo-se aos dados do gráfico (32,35%) concordam totalmente que o professor não faz uso da variação de conteúdos; e o incentivo insuficiente quanto as atividades extracurriculares, resultando em (34,70%) que dizem não participar. Conclusão: De acordo com os objetivos propostos para esta pesquisa, que eram verificar os motivos que levam os jovens a não participarem das aulas de Educação Física constatou-se que as razões que interferem são, a não diversificação dos conteúdos, falta de aulas diferenciadas e a questão de atividades extracurriculares (sic).
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/5646
Collections
  • Educação Física – Licenciatura [29]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV