Os dilemas da “não participação” nas aulas de educação física no ensino médio
Visualizar/ Abrir
Data
2019-07-09Autor
Mattiollo, Natane
Gabana, Paula Cristina
Orientador
Maciel, Rochele Rita Andreazza
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Introdução: A Educação física escolar não pode ser confundida apenas como forma de lazer. Esta disciplina no currículo escolar proporciona a introdução e a integração aos alunos sobre o conhecimento da cultura corporal do movimento, formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la para usufruir dos diferentes componentes curriculares em benefício da qualidade de vida. Nesse sentido, o estudo sequente, contempla a pesquisa realizada na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I e II, no Curso de Licenciatura em Educação Física, na Universidade de Caxias do Sul sobre as aulas de educação física no Ensino Médio. Objetivos: O objetivo geral consiste em investigar quais os fatores que interferem para não participação dos alunos do Ensino Médio nas aulas de Educação Física na escola. Materiais e métodos: A pesquisa é caracterizada pelo método quantitativo e qualitativo. A coleta de dados foi através de um questionário. A partir das informações obtidas pelos questionários, foi feita uma análise dos dados para interpretação e apresentação de resultados. Resultados: Verificou-se que os principais fatores que interferem na não participação dos alunos do Ensino Médio nas aulas de Educação Física estão relacionados com: a falta de aulas dinâmicas e conteúdos inovadores, sendo que segundo os dados, as respostas ficaram bem segmentadas, na qual a maior parte dos alunos não teve um posicionamento; a carência na diversificação das aulas, referindo-se aos dados do gráfico (32,35%) concordam totalmente que o professor não faz uso da variação de conteúdos; e o incentivo insuficiente quanto as atividades extracurriculares, resultando em (34,70%) que dizem não participar. Conclusão: De acordo com os objetivos propostos para esta pesquisa, que eram verificar os motivos que levam os jovens a não participarem das aulas de Educação Física constatou-se que as razões que interferem são, a não diversificação dos conteúdos, falta de aulas diferenciadas e a questão de atividades extracurriculares (sic).