dc.contributor.advisor | Colombo, Adelair Lino | |
dc.contributor.author | Rotta, Matheus Gregório | |
dc.contributor.other | Linzmaier, Paulo Roberto | |
dc.contributor.other | Grison, Vagner | |
dc.date.accessioned | 2020-04-07T00:15:01Z | |
dc.date.available | 2020-04-07T00:15:01Z | |
dc.date.issued | 2019-12-16 | |
dc.date.submitted | 2019-12-04 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/5755 | |
dc.description | Este trabalho teve o objetivo de analisar a modificação de um perfil de um came automotivo sobre a transição geométrica entre repouso e elevação aplicado em motor de ignição por compressão. A curva do perfil do came foi modelada de acordo com dados do fabricante. Foram realizadas análises de modificações no perfil do came que possibilitaram melhorias nos resultados. A seleção de um perfil aprimorado resultou em melhor performance cinemática das curvas de deslocamentos, velocidades e acelerações (sic). | pt_BR |
dc.description.abstract | This work aims to analyze the modification of a profile on an automotive cam during the geometric transition between rest and elevation applied in compression ignition engine. The cam profile curve was modeled according to the manufacturer data. Modifications to the cam profile were made, which allowed improvements on the results. Selecting an improved profile has resulted in better kinematic performance of displacement, velocity and acceleration curves (sic). | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Engenharia mecânica | pt_BR |
dc.subject | Métodos de simulação | pt_BR |
dc.subject | Simulação (Computadores) | pt_BR |
dc.title | Análise da modificação de um perfil de um came sobre a transição geométrica entre repouso e elevação de um motor diesel | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Engenharia Mecânica | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2019-12-20 00:00:00 | |