Estudo de aplicação e análise de tensões em um diferencial de um veículo Baja
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Data
2019-12-14Autor
Bergoli, Bruno Accorsi
Orientador
Grison, Vagner
Metadata
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O objetivo de um diferencial automotivo consiste em dividir o torque entre as rodas trativas e permitir uma diferença de velocidades entre as mesmas. Nas competições Baja regidas pela SAE Brasil, tem-se como objetivo produzir um veículo fora de estrada em série para o mercado consumidor buscando ser líder em desempenho. No caso da manobrabilidade, o conjunto diferencial torna-se fundamental para que curvas sejam realizadas de forma suave. Este trabalho visa estudar a implementação de um diferencial de Ford Ka 2009 em um veículo Baja além de avaliar os esforços atuantes no sistema através de um software de elementos finitos com a intenção de melhorar o projeto da equipe. O torque disponível nas rodas foi diretamente aplicado sobre as áreas em contato dos pinos do conjunto e para as engrenagens, transformado em uma força tangencial aplicada ao flanco de um dente. Os resultados obtidos indicam valores abaixo da unidade no fator de segurança à fadiga para o Ford Ka, já nas análises para o Baja, como o esperado, um conjunto diferencial comercial atende as necessidades do veículo sem expectativa de falha. Desta forma a implementação do conjunto torna o carro mais versátil e competitivo (sic).