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dc.contributor.advisorColombo, Adelair Lino
dc.contributor.authorAlmeida, Jonatan de
dc.contributor.otherCesario, André Alaniz
dc.contributor.otherAcosta, Victor Hugo Velazquez
dc.date.accessioned2020-04-09T14:28:39Z
dc.date.available2020-04-09T14:28:39Z
dc.date.issued2019-07-22
dc.date.submitted2019-07-03
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/5816
dc.descriptionEste trabalho tem o objetivo principal de inovar em termos de materiais e processos envolvidos na fabricação de um suporte de tanque de combustível de um veículo pesado. Atualmente esse tipo de componente automotivo é fabricado integralmente em aço, por processos convencionais como estampagem e solda. Entretanto, com a evolução tecnológica no mercado automotivo foi proposto um desenvolvimento diferente deste componente em questão. Visando o uso de tecnologias de materiais híbridas com metal e polímero em um mesmo elemento estrutural, e o emprego de processos de fabricação de alta produtividade como moldagem por injeção, o componente híbrido foi desenvolvido e analisado virtualmente pelo Método dos Elementos Finitos em diferentes condições de análise estática e modal. Os resultados obtidos na análise estática foram satisfatórios e indicam que o uso da tecnologia híbrida tem potencial para ser utilizada em novos projetos. Na análise modal, foram observados valores de frequências naturais baixos na maioria dos casos, e torna-se necessário um estudo mais aprofundado dos efeitos que esses resultados podem causar em campo (sic).pt_BR
dc.description.abstractThis main objective of this work was the innovating in terms of the materials and processes involved in the manufacture of a fuel tank holder of a heavy vehicle. Currently this type of automotive component is manufactured entirely in steel, by conventional processes such as stamping and welding. However, with the technological evolution in the automotive market, a different development of this component was proposed. Aiming the use of hybrid materials technologies with metal and polymer in the same structural element and the use of high productivity manufacturing processes as injection molding, the hybrid component was developed and analyzed by the Finite Element Method in different analysis conditions static and modal. The results obtained in the static analysis were satisfactory and indicate that the use of hybrid technology has the potential to be used in new projects. In modal analysis, low natural frequencies were observed in most cases and a more in-depth study of the effects these results can cause in the field is required (sic).pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectMétodo dos elementos finitospt_BR
dc.subjectAnálise estrutural (Engenharia)pt_BR
dc.subjectAnálise modalpt_BR
dc.titleDesenvolvimento e análise pelo método dos elementos finitos de um suporte híbrido metal-polímero aplicado a um tanque de combustível veicularpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Engenharia Mecânicapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2019-07-31 00:00:00


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