dc.contributor.advisor | Nascimento, Vagner do | |
dc.contributor.author | Chinali, Éder | |
dc.contributor.other | Luciano, Marcos Alexandre | |
dc.contributor.other | Ciapparini, Joel Vicente | |
dc.date.accessioned | 2020-04-13T18:01:41Z | |
dc.date.available | 2020-04-13T18:01:41Z | |
dc.date.issued | 2019-07-15 | |
dc.date.submitted | 2019-06-24 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/5839 | |
dc.description | O transporte rodoviário é o principal recurso para escoamento de cargas no Brasil, esse setor tem grande relevância no aspecto econômico. Devido ao grande número de veículos circulantes pelas estradas brasileiras é notório também o grande número de oficinas, responsáveis por suas manutenções. Também é de conhecimento geral a precariedade destes ambientes, onde por muitas vezes os responsáveis pelos reparos correm riscos desnecessários por não haverem equipamentos adequados ou confiáveis. Identificando a oportunidade de otimizar uma parcela do processo de manutenção em veículos utilizados com essa finalidade, foi desenvolvido um produto que visa a elevação de eixos com segurança e rapidez, através da utilização da força motriz do próprio veículo, sem a necessidade do uso de macacos hidráulicos e de operadores na parte inferior do veículo. Para o desenvolvimento deste trabalho é foi seguido o modelo de processo de desenvolvimento de produtos (PDP), com modelamento em software CAD e feita a validação estrutural através do método de elementos finitos e cálculos analíticos de força de atrito no momento de uso do produto. Por fim, é foi feito um estudo de viabilidade econômica para avaliar a possibilidade de lançamento do produto no mercado (sic). | pt_BR |
dc.description.abstract | Road transport is the main resource for cargo transportation in Brazil, this sector has great relevance in the economic aspect. Due to the large number of vehicles circulating on Brazilian roads, the large number of workshops responsible for their maintenance is also noteworthy. It is also generally known the precariousness of these environments, where for many times those responsible for the repairs run unnecessary risks because there are no correct or reliable equipment. Identifying the opportunity to optimize a portion of the maintenance process in vehicles used for this purpose, a work was proposed to develop a product that aims to lift axles safely and quickly, through the use of the driving force of the vehicle itself, without the use of hydraulic jacks and operators on the underside of the vehicle. For the development of this work is followed the product development process model (PDP), with modeling in CAD software and made the structural validation through the finite element method and analytical calculations of friction force at the moment of use of the product. Finally, an economic feasibility study was carried out to evaluate the possibility of launching the product on the market (sic). | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Engenharia mecânica | pt_BR |
dc.subject | Veículos a motor - Manutenção e reparos | pt_BR |
dc.subject | Método dos elementos finitos | pt_BR |
dc.subject | Produtos novos | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de cavalete para elevação e sustentação de eixos veiculares | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Engenharia Mecânica | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2020-07-15 00:00:00 | |