dc.contributor.advisor | Vieceli, Alexandre | |
dc.contributor.author | Stake, Lucas | |
dc.contributor.other | Colombo, Adelair Lino | |
dc.contributor.other | Nascimento, Vagner do | |
dc.date.accessioned | 2020-04-13T19:00:53Z | |
dc.date.available | 2020-04-13T19:00:53Z | |
dc.date.issued | 2020-03-04 | |
dc.date.submitted | 2020-02-29 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/5841 | |
dc.description | Os veículos baja SAE, estruturas tubulares do tipo gaiola utilizadas para competições off-road com obstáculos, são desenvolvidos anualmente por equipes compostas de estudantes universitários orientados por professores a fim de competir com outras universidades em competições promovidas pela SAE. Para desenvolvimento do projeto e posterior construção do protótipo, devem ser consideradas as diversas situações às quais a estrutura e o piloto serão expostos, como é o caso das deformações plásticas resultantes de colisões contra obstáculos ou outros veículos e eventuais capotamentos. Este trabalho teve como objetivo a análise do comportamento de deformação não linear causado em uma estrutura baja devido a situações controladas de impacto. Para tanto, foi obtida a curva de tensão x deformação de dois materiais, cujas propriedades foram utilizadas no software CAE Abaqus a fim de avaliar o comportamento da estrutura tubular da gaiola, bem como as tensões e deslocamentos resultantes. Com a análise dos resultados de tensão e deslocamento, observou-se que o material SAE 4130 não sofreu ruptura, bem como não sofrendo deslocamentos invasivos a área do piloto, sendo aconselhável para a composição do veículo (sic). | pt_BR |
dc.description.abstract | The baja SAE vehicles, tubular cage structures used on off-road competitions with obstacles, are yearly developed by teams composed of university students oriented by Professors to compete against another university teams in competitions organized by SAE. For the development of the project and the building of the prototype, it is necessary to considerate various situations, which both structure and pilot are exposed to, like the plastic deformations that result from crashes against obstacles or other vehicles and eventually rollovers. This work had the objective of analyze the behavior of the non-linear deformation caused in a baja structure after a controlled impact situation. Therefore, it was obtained the stress x strain curve of two material, which properties were used in the software CAE Abaqus to evaluate the behavior of the roll cage tubular structure, as well as the resultants stresses and displacements. With the results analysis, it was observed that the material SAE 4130 did not suffer any break, as well as not suffering invasive displacements in the pilot area, being, therefore, advisable for the vehicle composition (sic). | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Engenharia mecânica | pt_BR |
dc.subject | Método dos elementos finitos | pt_BR |
dc.subject | Análise funcional não-linear | pt_BR |
dc.subject | Deformações e tensões | pt_BR |
dc.title | Análise computacional do impacto da estrutura tubular de um veículo Baja SAE | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Engenharia Mecânica | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2020-03-04 00:00:00 | |