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dc.contributor.advisorLuciano, Marcos Alexandre
dc.contributor.authorRizzi, Cássio Vinícius
dc.contributor.otherGrison, Vagner
dc.contributor.otherColombo, Adelair Lino
dc.date.accessioned2020-04-13T19:35:58Z
dc.date.available2020-04-13T19:35:58Z
dc.date.issued2019-07-11
dc.date.submitted2019-07-05
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/5842
dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema alternativo de fixação das poltronas dos ônibus rodoviários da empresa Marcopolo, junto a lateral da estrutura da carroceria. Para o cumprimento deste, foram estudadas e analisadas técnicas de projeto tais como o DFM, DFA e o DFMA, além da observação de normas e regulamentações técnicas que se aplicam às ancoragens das poltronas desta categoria de veículos. No desenvolvimento deste trabalho, foram criadas propostas de fixação, que inicialmente foram analisadas virtualmente através do método de elementos finitos para se chegar a um projeto final e se aplicar o ensaio de cinto de 3 pontos. O ensaio não atingiu os resultados esperados, uma vez que uma peça de fixação junto a lateral veio a falhar. Contudo foram realizadas comparações com o sistema atual empregado na empresa e se perceberam, para a proposta desenvolvida, vantagens em peso estrutural, padronização de componentes, tempo de montagem que foi reduzido em aproximadamente 54%, ergonomia e o custo com redução de 5% (sic).pt_BR
dc.description.abstractThe present work has the objective of developing an alternative system for fixing the seats of the Marcopolo buses, along the side of the body structure. In order to comply with this, design techniques such as the DFM, DFA and DFMA were studied and analyzed, as well as the observation of technical standards and regulations that apply to the anchorages of the seats of this category of vehicles. In the development of this work, fixation proposals were created, which were initially analyzed through the finite element method to arrive at a final project and to apply the 3 point belt test. The test did not achieve the expected results, since a lateral fixing part failed. However, comparisons were made with the current system employed in the company and were perceived, for the developed proposal, advantages of structural weight, component standardization, assembly time reduced by approximately 54%, ergonomics and cost with 5% reduction (sic).pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectProcessos de fabricaçãopt_BR
dc.subjectÔnibuspt_BR
dc.subjectMétodo dos elementos finitospt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um sistema alternativo de fixação de poltronas junto a lateral da carroceria de ônibus rodoviáriopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Engenharia Mecânicapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargoNone


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