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dc.contributor.advisorGrison, Vagner
dc.contributor.authorQuadros, Mateus Lafaiete
dc.contributor.otherLuciano, Marcos Alexandre
dc.contributor.otherBolzoni, Augusto Antoniolli
dc.date.accessioned2020-04-14T14:35:59Z
dc.date.available2020-04-14T14:35:59Z
dc.date.issued2019-07-11
dc.date.submitted2019-07-02
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/5843
dc.descriptionO setor moveleiro vem apresentando bons resultados, mesmo durante a última crise econômica no Brasil. Com as tendências do design e a constante procura por otimização de espaço, as portas deslizantes têm se tornado um elemento do mobiliário cada vez mais utilizado. Em contrapartida, um problema comum em sua utilização é o descarrilamento dos rodízios inferiores da superfície pelo o qual desliza. Duas empresas já propuseram soluções para este impasse: uma utiliza um par de molas helicoidais e outra um mecanismo similar a um feixe de molas. Ambos os modelos foram patenteados e, assim, estas indústrias atuam no mercado de maneira expressiva devido à funcionalidade de seus produtos. Este trabalho propõe uma alternativa a estes mecanismos utilizando ímãs se repelindo como fonte de energia potencial. Algumas alternativas de produtos são apresentadas por meio de conceitos de projeto, embasados no referencial teórico apresentado e orientações ao longo do desenvolvimento do trabalho. A execução da proposta passou por uma análise dos mecanismos existentes, estudo do movimento de uma porta de correr, ensaio dos materiais e elementos à serem utilizados no produto final; bem como desenvolvimento do protótipo e de uma bancada de testes com condições que forcem o descarrilamento onde se avaliou o produto final proposto e os rodízios que já atuam no mercado, verificando se os mesmos eram eficientes para atender o principal requisito: evitar o descarrilamento da porta deslizante de um móvel. Por fim, observou-se que os parâmetros a serem analisados no projeto destes produtos são velocidade e deslocamento vertical do rodízio, em que para cada par de ímãs menor ensaiados a velocidade obtida é de 2,72 m/s, enquanto o requisitado pelo projeto é de 1,60 m/s. Os resultados do protótipo foram satisfatórios para o objetivo deste trabalho (sic).pt_BR
dc.description.abstractThe furniture industry is having good results, even during the last economic crisis in Brazil. Following the design trends and the frequent search for space optimization, sliding door has become an increasingly used furniture. On the other hand, the derailment of the bottom caster from the surface where it slides is a usual problem during the door use. Two companies have already proposed a solution for this issue: one uses a pair of helical springs, while the other uses a mechanism similar to a leaf spring. Both models were patented, what makes those companies operate in an expressive way in the market, due to their products functionality. This paper proposes alternatives to this sliding door mechanisms using magnets repelling itselves as a potential energy source. Other alternatives are presented as design concepts, based on academic research and orientation during this paper development. The proposal accomplishment passed through an analyze of the actual mechanisms, study of the movement of a sliding door, tests of materials and elements to be used in the final product; as well as the development of a prototype and a test bench with conditions that force the derailment to evaluate the proposed product and the market casters, verifying if they meet the main requirement: avoid the derailment of a furniture sliding door. Finally, it was observed that the parameters of velocity and vertical displacement of the caster were the most important for this kind of product, where for each smaller magnet pair tested the velocity is 2,72 m/s, whereas the project required at least 1,60 m/s. The results for the prototype were satisfactory for this paper objective (sic).pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectProjetos de engenhariapt_BR
dc.subjectResistência de materiaispt_BR
dc.subjectTribologiapt_BR
dc.subjectEnergia potencialpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um mecanismo para portas deslizantes com sistema anti-descarrilamentopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Engenharia Mecânicapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2019-07-11 00:00:00


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