Os critérios que os professores utilizam na hora da escolha do livro didático de história
Visualizar/ Abrir
Data
2019-12-07Autor
Tomazzoni, Fernando
Orientador
Rela, Eliana
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho tem por objetivo analisar quais os critérios que os professores de História utilizam na hora da escolha do livro didático de História e verificar o conhecimento acerca do portal do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Para a realização desta pesquisa, foi utilizado o método de entrevistas individuais com professores de História das cidades de Caxias do Sul, Flores da Cunha e São Marcos. Os dados fornecidos pelos professores passaram pela análise de conteúdo e foram organizados a partir das categorias: a primeira coisa que o professor analisa no livro; como acontece a escolha; se tem o costume de acessar o portal do PNLD; se observou mudanças de critérios na hora da escolha; como avalia o portal do PNLD hoje. Dentre os dados evidenciados, a falta de uso do portal do PNLD demonstrou o distanciamento entre os docentes e a política pública de avaliação do livro didático (sic).