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Sentido da vida em adolescentes vivendo com câncer
dc.contributor.advisor | Godoy, Rossane Frizzo de | |
dc.contributor.author | Villa, Daiane | |
dc.contributor.other | Cemin, Tânia Maria | |
dc.contributor.other | Bohm, Verônica | |
dc.date.accessioned | 2020-05-08T14:51:14Z | |
dc.date.available | 2020-05-08T14:51:14Z | |
dc.date.issued | 2019-12-06 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/5994 | |
dc.description | O câncer é a doença que mais causa morte de adolescentes em países desenvolvidos. No Brasil, a doença ocupa a segunda posição no registro de óbitos de adolescentes, ficando para trás apenas dos acidentes. A adolescência, enquanto etapa do desenvolvimento, é considerada um marco na consolidação da identidade. A fase abarca um período de conquistas, onde não costumam ser consideradas intercorrências do adoecimento. Desta forma, quando o adolescente recebe o diagnóstico de câncer na adolescência, seu desenvolvimento é interrompido, o que demandará readaptações frente a situação. A presente pesquisa tem como objetivo geral identificar possíveis contribuições do sentido da vida em adolescentes vivendo com câncer na perspectiva da logoterapia. A partir deste, surgem três objetivos específicos, são eles: caracterizar manifestações biopsicossociais da fase da adolescência, caracterizar o câncer na adolescência e, por fim, conceituar sentido da vida na perspectiva da logoterapia. O trabalho possui como delineamento uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e interpretativo. Como fonte, utilizou-se o artefato cultural "Kiss and Cry". Como instrumento, utilizaram-se tabelas, com descrição e categorização das cenas. A estratégia de análise adotada no estudo foi à análise de conteúdo de Laville e Dionne. Os elementos emergentes foram agrupados de acordo com sua função e significação, servindo de embasamento para a classificação das informações e definição das categorias analíticas e das unidades de análise. Para a definição das categorias foi escolhido o modelo aberto, pois a definição das categorias foi realizada a posteriori. A estratégia de análise e interpretação escolhida foi o emparelhamento. Como resultados emergiram as seguintes categorias: "adolescente vivendo com câncer" e "sentido da vida". Por meio da análise das cenas selecionadas e emparelhamento com a teoria aprofundada no presente trabalho, foi possível apurar impactos que uma doença como o câncer pode causar em um adolescente, afetando assim o curso de seu desenvolvimento e bem-estar. Também foi possível perceber que, apesar das limitações impostas pela doença, a personagem Carley, diagnosticada com câncer, pôde encontrar o sentido da vida por meio da realização de valores de criação, experiência e de atitude. Ao confrontar-se com aspectos trágicos da existência, Carley transcendeu a um propósito maior, adotando um novo comportamento perante ao sofrimento inevitável, dando-lhe um significado (sic). | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Psicologia | pt_BR |
dc.subject | Logoterapia | pt_BR |
dc.subject | Câncer em adolescentes | pt_BR |
dc.subject | Autopercepção | pt_BR |
dc.subject | Vida - Aspectos psicológicos | pt_BR |
dc.title | Sentido da vida em adolescentes vivendo com câncer | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Psicologia | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2019-12-06 00:00:00 |
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Psicologia - Bacharelado [243]