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dc.contributor.advisorGodoy, Rossane Frizzo de
dc.contributor.authorVilla, Daiane
dc.contributor.otherCemin, Tânia Maria
dc.contributor.otherBohm, Verônica
dc.date.accessioned2020-05-08T14:51:14Z
dc.date.available2020-05-08T14:51:14Z
dc.date.issued2019-12-06
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/5994
dc.descriptionO câncer é a doença que mais causa morte de adolescentes em países desenvolvidos. No Brasil, a doença ocupa a segunda posição no registro de óbitos de adolescentes, ficando para trás apenas dos acidentes. A adolescência, enquanto etapa do desenvolvimento, é considerada um marco na consolidação da identidade. A fase abarca um período de conquistas, onde não costumam ser consideradas intercorrências do adoecimento. Desta forma, quando o adolescente recebe o diagnóstico de câncer na adolescência, seu desenvolvimento é interrompido, o que demandará readaptações frente a situação. A presente pesquisa tem como objetivo geral identificar possíveis contribuições do sentido da vida em adolescentes vivendo com câncer na perspectiva da logoterapia. A partir deste, surgem três objetivos específicos, são eles: caracterizar manifestações biopsicossociais da fase da adolescência, caracterizar o câncer na adolescência e, por fim, conceituar sentido da vida na perspectiva da logoterapia. O trabalho possui como delineamento uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e interpretativo. Como fonte, utilizou-se o artefato cultural "Kiss and Cry". Como instrumento, utilizaram-se tabelas, com descrição e categorização das cenas. A estratégia de análise adotada no estudo foi à análise de conteúdo de Laville e Dionne. Os elementos emergentes foram agrupados de acordo com sua função e significação, servindo de embasamento para a classificação das informações e definição das categorias analíticas e das unidades de análise. Para a definição das categorias foi escolhido o modelo aberto, pois a definição das categorias foi realizada a posteriori. A estratégia de análise e interpretação escolhida foi o emparelhamento. Como resultados emergiram as seguintes categorias: "adolescente vivendo com câncer" e "sentido da vida". Por meio da análise das cenas selecionadas e emparelhamento com a teoria aprofundada no presente trabalho, foi possível apurar impactos que uma doença como o câncer pode causar em um adolescente, afetando assim o curso de seu desenvolvimento e bem-estar. Também foi possível perceber que, apesar das limitações impostas pela doença, a personagem Carley, diagnosticada com câncer, pôde encontrar o sentido da vida por meio da realização de valores de criação, experiência e de atitude. Ao confrontar-se com aspectos trágicos da existência, Carley transcendeu a um propósito maior, adotando um novo comportamento perante ao sofrimento inevitável, dando-lhe um significado (sic).pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectLogoterapiapt_BR
dc.subjectCâncer em adolescentespt_BR
dc.subjectAutopercepçãopt_BR
dc.subjectVida - Aspectos psicológicospt_BR
dc.titleSentido da vida em adolescentes vivendo com câncerpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Psicologiapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2019-12-06 00:00:00


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