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dc.contributor.advisorMichel, André Bernardes
dc.contributor.authorÁvila, Valmir Assis Souza de
dc.contributor.otherBernardi, Cesar Augusto
dc.contributor.otherMarques, Patric Janner
dc.date.accessioned2020-06-03T16:27:32Z
dc.date.available2020-06-03T16:27:32Z
dc.date.issued2019-07-23
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/6135
dc.descriptionO aterramento elétrico é indispensável em um sistema de distribuição de energia elétrica, tendo como objetivo garantir o desempenho e a segurança da instalação, por isso deve ser confiável e possuir nível de qualidade compatível com a instalação. Na rede aérea de distribuição de energia, o aterramento elétrico exige alguns cuidados que precisam ser observados em relação ao risco de choque elétrico. Por ser basicamente um condutor nu, descendo pelo poste que faz a ligação do neutro da rede a haste de aterramento, ele pode facilmente ser acessado durante uma intervenção na instalação, e no caso de uma energização acidental também causar o choque elétrico. Logo, o objetivo deste trabalho é mostrar como o aterramento se comporta durante a energização do mesmo, qual a possibilidade de permanecer nessa condição, os níveis de tensão que podem surgir e a possibilidade de choque elétrico ao se aproximar, por meio de medição das tensões de passo e toque. Também foram comparados os tipos de instalações existentes que por ventura tenham diferentes desempenhos ao controle do risco de choque elétrico ou até mesmo a sua eliminação. Foram testadas estruturas com postes de madeira, concreto com instalação do aterramento interno e externo ao poste e o novo sistema com poste autoaterrado. Com os resultados foi possível identificar a existência de risco do choque elétrico na descida do aterramento, principalmente no caso de solo úmido, ao comparar os valores medidos com os valores toleráveis pelo corpo humano. Também se identificou que os métodos preventivos adotados atualmente possuem falhas, não sendo totalmente eficiente na identificação do risco. Isso permitiu propor melhorias nos procedimentos de segurança e sugestão de novas propostas de estudo (sic).pt_BR
dc.description.abstractElectrical grounding is indispensable in an electric power distribution system, aiming to guarantee the good performance and safety of the installation, so it must be reliable and have a level of quality compatible with the installation. In the overhead power distribution network, electrical grounding requires some care that must be observed in relation to the risk of electric shock. Because it is basically a naked conductor coming down the post that connects the neutral to the grounding rod, it can easily be accessed during an intervention in the installation and in the event of an energization also cause the electric shock. Therefore, the objective of this work is to try to understand in detail what happens when a ground is energized, what is the possibility of remaining in that condition, the voltage levels that can arise and the possibility of electric shock when approaching, through the measurement of step and touch voltages.It will also be opportune to compare the types of installations in different structures that may have better performance in controlling the risk of electric shock or even its elimination. The structures under test will be the wooden post, concrete with installation of the internal and external groundig to the post and the new system with self-grounded post. With the results, it was possible to identify the risk of electric shock in the descent of grounding, especially in the case of humid soil, when comparing the measured values with the values tolerable by the human body. It was also identified that the preventive methods adopted currently have flaws, and are not totally efficient in identifying the risk. This allowed to propose improvements in the security procedures and suggestion of new study proposals (sic).pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEngenharia elétricapt_BR
dc.subjectChoque elétricopt_BR
dc.subjectLinhas elétricas subterrâneaspt_BR
dc.titleAvaliação do risco de choque elétrico em descidas de aterramento em redes de distribuição por meio da medição dos potenciais de toque e passo.pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Engenharia Elétricapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário da Região dos Vinhedospt_BR
local.data.embargo2019-07-23 00:00:00


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