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dc.contributor.advisorFeltes, Heloísa Pedroso de Moraes
dc.contributor.authorKeller, Garine Andrea
dc.date.accessioned2014-06-05T17:02:55Z
dc.date.available2014-06-05T17:02:55Z
dc.date.issued2014-06-05
dc.date.submitted2011-08-05
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/616
dc.descriptionA Serra Gaúcha é considerada uma área densa de vocações turística, histórico-cultural, enogastronômica e industrial. Entendendo Serra Gaúcha‟ como demarcação de determinados setores regionais, parte-se do princípio de que se constitua, segundo processos de conceptualização, como uma categoria conceitual. Assim, com o aparato da Linguística Cognitiva, analisa-se como essa categoria SERRA GAÚCHA é demarcada no discurso turístico publicitário. Há diversas formas de demarcação: regiões culturais (em função de traços da imigração), geografia, setor turístico (divisão em microrregiões turísticas conforme Secretaria do Turismo do Estado), agrupamentos em função de interesses econômicos (setor moveleiro, vinícola e metalúrgico). Nesta dissertação, investigam-se as diferentes formas de categorizar a região nomeada Serra Gaúcha‟ um topônimo pela perspectiva do setor turístico, com o objetivo de identificar os modelos cognitivos e culturais subjacentes aos discursos que constituem o corpus de estudo, composto de material de divulgação turística da Serra Gaúcha. Verifica-se que as demarcações regionais no discurso turístico publicitário fazem uso de modelos metafóricos e metonímicos, que geram efeitos de prototipicidade. Especificamente, SERRA GAÚCHA é conceptualizada, metonimicamente, por referência aos produtos gerados na região, demarcando-a como mercados potenciais de consumo. As características (metonimizadas ou metaforizadas) têm o papel de atrair o turista para um mercado de opções de consumo: natureza, patrimônio cultural, gastronomia, produtos "típicos", entre outros.pt_BR
dc.description.abstractSerra Gaúcha is considered a dense area of tourist vocations tourist, historical-cultural, enogastronomy and industrial. Understanding "Serra Gaúcha" as the demarcation of certain regional areas, we start from the principle that it constitutes, according to a conceptualization process, as a conceptual category. Through means of Cognitive Linguistics, we analyze how the category SERRA GAUCHA is constructed on tourist advertising discourse. There are several forms of demarcation: cultural regions (due immigration traces), geography, tourism industry (division in micro tourist region following State Secretariat of Tourism) and sectorial groups of economic interests (furniture, metallurgical and wine). In this dissertation, we investigated different ways of categorizing the region named "Serra Gaúcha" a toponym from tourism sector perspective. We look forward to identify cognitive and cultural models underlying the discourses that constitute the corpus of study, compound of tourism advertising material of the Serra Gaúcha . It appears that the regional demarcations in tourist advertising discourse use metaphoric and metonymic models, which generate effects of prototypically. Specifically, Serra Gaúcha is conceptualized, metonymically, by reference to the products generated in the region, demarcating it as a potential consumer markets. Characteristics (metonymically or metaphorically) have a role in attracting tourists to a market of consumer choices: nature, cultural patrimony, gastronomy, typical products, among others.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectLETRASpt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectSerra gaúchapt_BR
dc.subjectLinguística cognitivapt_BR
dc.subjectModelos cognitivos idealizadospt_BR
dc.subjectMetonímiapt_BR
dc.subjectLexicologiapt_BR
dc.subjectNomes geográficospt_BR
dc.subjectTourismen
dc.subjectAdvertisingen
dc.subjectSerra gaúchapt_BR
dc.subjectCognitive linguisticsen
dc.subjectCognitive idealized modelsen
dc.subjectMetonymyen
dc.subjectLexicologyen
dc.subjectNames, geographicalen
dc.titleConceptualização de "serra gaúcha" no discurso turístico publicitáriopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/7675842354355859pt_BR
mtd2-br.author.lattesKELLER, G. A.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Letras, Cultura e Regionalidade - Mestrado Acadêmicopt_BR


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