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Gamificação, motivação e engajamento no trabalho: um estudo qualitativo de múltiplos casos

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Dissertacao Daniel Hank Miri.pdf (3.104Mb)
Data
2020-06-16
Autor
Miri, Daniel Hank
Orientador
Macke, Janaina
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A motivação e o engajamento de um funcionário no local de trabalho são essenciais para a realização de suas atividades e consequentemente a geração de resultados para a empresa. Por sua vez, a gamificação é o uso de atividades, aplicativos ou softwares com os elementos de design de jogos. A gamificação é um tema recente na pesquisa acadêmica sendo esta uma oportunidade para ampliar os estudos nesta área proporcionando conhecimento para o âmbito acadêmico e organizacional. O objetivo geral deste estudo foi analisar como a aplicação da gamificação promove a motivação e o engajamento dos funcionários no ambiente de trabalho. Houve a realização de uma pesquisa qualitativa exploratória por meio de um estudo de múltiplos casos com a participação de 4 empresas. Para cada estudo, os resultados foram gerados na triangulação de dados das entrevistas semiestruturadas, documentação disponível e relatórios de observação direta ou participante com a análise no software NVivo 11®. A pesquisa apontou a percepção da gamificação voltada para a empresa e a percepção da gamificação voltada para o funcionário. A gamificação para motivação e engajamento no trabalho foi de forma limitada nos casos 1 (plataforma), 2 (site) e 3 (escape game), o caso 4 obteve o melhor resultado com um aplicativo de celular. O estudo mostrou o entendimento que o correto planejamento e aplicação da gamificação com os elementos de pontuação, feedback e recompensas adequados são necessários para promover a motivação e o engajamento no ambiente de trabalho. Estes elementos não só caracterizam uma ferramenta gamificada como possibilitam o devido andamento das atividades no ciclo de trabalho que envolve empresas, desenvolvedores/instrutores, gestores e funcionários/usuários.
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/6184
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Administração [315]

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