dc.contributor.advisor | Rossi, Maria Helena Wagner | |
dc.contributor.author | Morais, Andressa Brusamarello | |
dc.contributor.other | Boone, Silvana | |
dc.date.accessioned | 2020-06-30T19:24:24Z | |
dc.date.available | 2020-06-30T19:24:24Z | |
dc.date.issued | 2020-03-12 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/6226 | |
dc.description | O objetivo deste trabalho é compreender a ausência/presença da representação da raça negra na história da arte ocidental, a partir dos estudos decoloniais. Para tanto, é abordado o processo histórico e epistemológico da colonização e a relação entre a
colonialidade e a modernidade, enfocando os conceitos de colonialidade do poder, do saber e do ser. Contextualiza-se o termo "pós-colonial", com os estudos do Grupo de Subalternos do Sul-Asiático e do Grupo de Subalternos Latino-Americano. O principal referencial deste trabalho são os estudos do Grupo Modernidade/Colonialidade (M/C), que contribuíram com o desenvolvimento do pensamento decolonial. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, que foi complementada pela leitura imagética a partir do método de Edmund Feldman, que se dá em quatro etapas: a descrição, análise formal, interpretação e julgamento da obra. Propõe-se uma leitura de imagens de obras de Kehinde Wiley, Harmonia Rosales e Rosana Paulino, artistas negro(a)s da América do Norte, América Central e América do Sul, respectivamente. Conclui-se que essas obras revelam a deturpação da história e da identidade dos negros produzidas durante a colonização, ao mesmo tempo em que enaltecem a raça negra, o que nos possibilita repensar o paradigma colonial no ensino das artes visuais (sic). | pt_BR |
dc.description.abstract | The objective of this work is to understand the absence/presence of the representation of the black race in the history of Western art, based on decolonial studies. To this end, the historical and epistemological process of colonization and the relationship between coloniality and modernity are addressed, focusing on the concepts of coloniality of power, knowledge and being. The main reference of this work is the studies of the Modernity/Coloniality Group (M/C), which contributed to the development of decolonial thought. The methodology used was the bibliographic research, which was complemented by the imagery reading from Edmund Feldman method, which takes place in four stages: the description, formal analysis, interpretation and judgment of the work. It proposes a reading of images of works by Kehinde Wiley, Harmonia Rosales and Rosana Paulino, black artists from North America, Central America and South America, respectively. It is concluded that these works reveal the misrepresentation of the history and identity of blacks produceds during colonization, while altogether ingalting the black race, which allows us to
rethink the colonial paradigm in the teaching of visual arts (sic). | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Teoria do conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Epistemologia social | pt_BR |
dc.title | Decolonialidade : a representação do negro na arte de Kehinde Wiley, Harmonia Rosales e Rosana Paulino | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Licenciatura em Artes Visuais | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2020-03-12 00:00:00 | |