Videoarte como experiência estética e educativa no ensino médio
Visualizar/ Abrir
Data
2020-03-16Autor
Zardo, Manuela Bortoncello
Orientador
Galvani, Mara Aparecida Magero
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente o Trabalho de Conclusão de Curso tem como objeto de estudo compreender as contribuições da videoarte para uma aprendizagem mais significava no ensino da arte de estudantes do Ensino Médio. Dada a experiência da autora em sala de aula, na qual, o tema videoarte foi abordado, foi possível perceber o quanto os estudantes ainda estão presos aos métodos tradicionais de produção, sem conhecer e reconhecer as linguagens presentes na arte contemporânea. A pertinência do tema dessa pesquisa justifica-se, pois a videoarte é uma das linguagens mais próximas do cotidiano dos estudantes, possibilitando trabalhar também com o videoclipe. O uso das tecnologias em sala de aula traz um leque muito amplo de possibilidades, tanto para o educador, quanto para o estudante. Fundamentado em pesquisa bibliográfica este trabalho contextualiza o cenário da tecnologia na arte, especialmente as produções ligadas a videoarte, como por exemplos o videoclipe, como forma de produção artística, também a videoinstalação, tanto em aspectos do contexto internacional quanto brasileiro. Para tanto, abordam-se, ainda, conceitos relacionados a videoarte, apontando, como esta linguagem pode ampliar a visão estética e o conhecimento de mundo do aluno (sic).