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Análise técnica da influência da rigidez nas ligações viga-pilar em estruturas de concreto armado moldadas in loco

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TCC Marcelo Bortolotto.pdf (2.815Mb)
Data
2019-07-08
Autor
Bortolotto, Marcelo
Orientador
Zatti, Luciano
Metadata
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Resumo
Usualmente, a análise estrutural de edificações em concreto armado é realizada considerando as ligações entre vigas e pilares como rígidas. No entanto, estudos experimentais demonstram o surgimento de rotações relativas nas ligações viga-pilar, mostrando que essas ligações, de fato, não são completamente rígidas. Desta forma, o presente trabalho teve como finalidade analisar a influência da rigidez dessas ligações em estruturas de concreto armado moldadas in loco. Para isso, com o auxílio do software Eberick, foram analisados dois modelos estruturais de uma edificação com onze pavimentos, onde o modelo R e o modelo SR, apresentam ligações viga-pilar rígidas e semirrígidas, respectivamente. Partindo de um pré-dimensionamento, criou-se o modelo R, onde o mesmo foi otimizado para o atendimento dos deslocamentos limites no topo da edificação e para a condição de estrutura de nós fixos. Através do modelo otimizado, aplicou-se o coeficiente de redução no engaste e criou-se o modelo SR, otimizado apenas para o atendimento dos deslocamentos limites. Foi mantida as mesmas seções dos elementos para ambos os modelos, possibilitando a análise comparativa dos deslocamentos horizontais, coeficiente Yz, momentos positivos e negativos das vigas tipo, esforços cortantes, momento no topo dos pilares tipo e quantitativo de aço das vigas e dos pilares. Através dos resultados, observou-se um aumento nos valores dos parâmetros de estabilidade para o modelo SR, bem como mudanças na distribuição dos esforços, o que causou uma redução geral de peso do aço para as vigas e um acréscimo no peso do aço para os pilares. Com base nos resultados, conclui-se que a diminuição de rigidez das ligações viga-pilar em estruturas de concreto armado moldadas in loco influencia significativamente os parâmetros de estabilidade e deslocamentos horizontais da estrutura, sendo que o modelo SR apresentou os valores mais críticos, bem como os quantitativos de aço, onde no total, o modelo SR apresentou o maior peso de aço. Ainda, ficou evidente que negligenciar esse fenômeno, pode afastar o modelo analisado do modelo real. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/6254
Collections
  • Engenharia Civil - Bacharelado [138]

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