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dc.contributor.advisorNogueira, Matheus Lemos
dc.contributor.authorGonçalves, Gustavo da Silva
dc.contributor.otherFransozi, Carolina Becker Pôrto
dc.contributor.otherBonatto, Jaqueline
dc.date.accessioned2020-07-10T16:56:58Z
dc.date.available2020-07-10T16:56:58Z
dc.date.issued2019-07-09
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/6258
dc.descriptionA mobilidade urbana é relevante para as cidades independente do seu tamanho, e tem se mostrado cada vez mais importante na vida das pessoas, visto que cada vez mais precisam se locomover de um lugar a outro com mais rapidez e eficiência, seja por motivos pessoais ou profissionais. O crescimento do número de veículos particulares pode ser observado nas ruas. Na contramão desse aumento de veículos existem infraestruturas viárias que estão consolidadas e a manutenção e melhorias são quase que imperceptíveis. A implementação de novas vias nos centros das cidades acaba se tornando cada vez mais rara, devido às estruturas consolidadas de edificações já existentes. O surgimento de novos serviços de mobilidade também contribui para esse aumento de veículos nas vias urbanas. O presente trabalho tem como objetivo encontrar alguma solução que possa contribuir para a melhora da qualidade do tráfego, ou seja, uma melhora nos níveis de serviço viário nas vias da cidade de Caxias do Sul. Através de contagens de tráfego, foi possível identificar, dentro dos horários de pico, os volumes máximos de veículos e também os níveis de serviço para as ruas, Sinimbu, Armelindo Mandelli e Conselheiro Dantas. A rua Sinimbu tem grande importância para o deslocamento de veículos provenientes do centro da cidade que tem como objetivo final chegar em bairros da zona leste da cidade, utilizado também por pessoas que buscam chegar até a Universidade de Caxias do Sul e serve também como principal ligação com a BR-116, rodovia que pode levar a população para outras cidades. Depois de identificado o nível de serviço de cada uma das vias escolhidas utilizando metodologia mencionado no HCM 2000, foi possível simular um novo cenário. Este novo cenário compreendeu uma alteração na configuração de faixas da rua Armelindo Mandelli, com essa alteração foi possível realizar a criação de uma nova rota para pessoas que residem próximo ao trecho analisado da rua Sinimbu. Com esse novo cenário proposto, uma nova simulação de cálculo foi realizada. Essa nova simulação consistiu em realocar veículos em uma quantidade calculada que deixaram de utilizar a rua Sinimbu como rota para seu destino final (condomínio presente próximo à região de estudo) e passaram a utilizar as ruas Conselheiro Dantas e Armelindo Mandelli como outra possibilidade de rota. Os resultados apresentaram uma melhora no nível de serviço da rua Sinimbu sem que houvesse uma mudança agressiva no nível de serviço das outras vias analisadas. Para isso foi preciso realizar uma pequena alteração na configuração das faixas de rodagem da rua Armelindo Mandelli. Os níveis de serviço calculados para o novo cenário, apresentaram uma melhora na qualidade para a rua Sinimbu, onde antes existiam congestionamentos e o nível de serviço era "F, na nova simulação foi possível chegar em um nível de serviço "D" o que representa uma pequena porem considerável melhora no nível de serviço, sem prejudicar o nível de serviço das outras vias analisadas (sic).pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectPlanejamento urbano - Caxias do Sul (RS)pt_BR
dc.subjectLevantamentos de trânsitopt_BR
dc.titleAnálise do tráfego na região central da cidade de Caxias do Sul/RSpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Engenharia Civilpt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2019-07-09 00:00:00


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