dc.contributor.advisor | Niederauer, Carina Maria Melchiors | |
dc.contributor.author | Pasquali, Ingrid Bruna | |
dc.contributor.other | Pressanto, Isabel Maria Paese | |
dc.contributor.other | Azevedo, Tânia Maris de | |
dc.date.accessioned | 2020-07-14T19:05:33Z | |
dc.date.available | 2020-07-14T19:05:33Z | |
dc.date.issued | 2019-12-12 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/6267 | |
dc.description | O objetivo deste estudo é colaborar com o ensino de Língua Portuguesa, associando a Gramática Funcional à Gramática Normativa. Para isso, é feito um recorte dos conteúdos gramaticais desenvolvidos na Educação Básica, os verbos transitivos diretos. Esta investigação parte de uma breve apresentação dos documentos que normatizam o ensino no Brasil, sendo eles os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Na sequência, diversos gramáticos são revisitados, muitos dos quais estão na base do ensino de Língua Portuguesa. Por fim, é apresentada uma proposta de aplicação do uso da Gramática Funcional em sala de aula. Essa proposta nos permite perceber como podem ser explorados os recursos disponíveis em nossa língua, buscando o desenvolvimento das habilidades de leitura e de produção escrita (sic). | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa - Gramática | pt_BR |
dc.title | Gramática Normativa e Gramática Funcional: uma proposta para o ensino de língua na Educação Básica | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Letras | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2019-12-12 00:00:00 | |