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dc.contributor.advisorNiederauer, Carina Maria Melchiors
dc.contributor.authorPasquali, Ingrid Bruna
dc.contributor.otherPressanto, Isabel Maria Paese
dc.contributor.otherAzevedo, Tânia Maris de
dc.date.accessioned2020-07-14T19:05:33Z
dc.date.available2020-07-14T19:05:33Z
dc.date.issued2019-12-12
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/6267
dc.descriptionO objetivo deste estudo é colaborar com o ensino de Língua Portuguesa, associando a Gramática Funcional à Gramática Normativa. Para isso, é feito um recorte dos conteúdos gramaticais desenvolvidos na Educação Básica, os verbos transitivos diretos. Esta investigação parte de uma breve apresentação dos documentos que normatizam o ensino no Brasil, sendo eles os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Na sequência, diversos gramáticos são revisitados, muitos dos quais estão na base do ensino de Língua Portuguesa. Por fim, é apresentada uma proposta de aplicação do uso da Gramática Funcional em sala de aula. Essa proposta nos permite perceber como podem ser explorados os recursos disponíveis em nossa língua, buscando o desenvolvimento das habilidades de leitura e de produção escrita (sic).pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Gramáticapt_BR
dc.titleGramática Normativa e Gramática Funcional: uma proposta para o ensino de língua na Educação Básicapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameLetraspt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2019-12-12 00:00:00


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