Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRossi, Maria Helena Wagner
dc.contributor.authorGhellere, Geanfranciesco
dc.contributor.otherRossi, Maria Helena Wagner
dc.contributor.otherAlmeida, Claudia Zamboni de
dc.date.accessioned2020-07-15T16:48:22Z
dc.date.available2020-07-15T16:48:22Z
dc.date.issued2020-07-13
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/6279
dc.descriptionEste trabalho de conclusão estuda a escultura, compreendendo sua história nas civilizações ocidentais, além de estudos sobre desenvolvimento da linguagem escultórica e do desenho, apresentando teorias que explicam os processos de compreensão do meio tridimensional e as possíveis relações entre o desenvolvimento do desenho e o desenvolvimento da escultura. A comparação deu-se com um estudo longitudinal, que explora a escultura através da cópia e analisa o processo em dois sujeitos semelhantes em aspectos como gostos pessoais e condição social, inclusive o trato com a modelagem em argila, diferindo apenas o seu contato com o desenho. A pouca quantidade de estudos sobre o desenvolvimento escultórico justifica a realização deste trabalho, tratando do desenvolvimento escultórico como independente e importante historicamente para o desenvolvimento do ser humano no decorrer dos séculos. O uso da cópia como aliada do processo de aprendizagem, bem como a interação entre sujeito e objeto na teoria interacionista fundamentam o estudo longitudinal que busca comprovar a hipótese de que o desenvolvimento expressivo do desenho é um facilitador para a aprendizagem da escultura (sic).pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectEscultura - Históriapt_BR
dc.titleEscultura : história, desenvolvimento, relações com o desenho e com a cópia no ensino de artept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameLicenciatura em Artes Visuaispt_BR
mtd2-br.campusCampus 8pt_BR
local.data.embargo2020-07-14 00:00:00


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples