Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorWebber, Carine Geltrudes
dc.contributor.authorSachet, Lucas Bemfica
dc.contributor.otherLima, Maria de Fátima Webber do Prado
dc.contributor.otherRocco, Giovanni Ely
dc.date.accessioned2020-07-16T20:40:03Z
dc.date.available2020-07-16T20:40:03Z
dc.date.issued2019-12-09
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/6292
dc.descriptionAtualmente a ausência de conhecimentos acerca de assuntos ligados a finanças acarretam situações negativas, como uma sociedade consumista e sem perspectivas de investimentos. A Alfabetização Financeira é a área de conhecimento que se preocupa em capacitar os indivíduos para agirem economicamente de maneira sustentável, garantindo o seu bem estar social. Embora existam iniciativas com o intuito de promover a Alfabetização Financeira, os resultados obtidos por meio delas são fracos ou difíceis de serem mensurados. As tecnologias de informação e comunicação, valendo-se dos avanços na área de Inteligência Artificial, podem contribuir com esta área. Por meio dos sistemas cognitivos já é possível o treinamento de um domínio específico, com o objetivo de facilitar a resolução de problemas ou até mesmo a obtenção de insights sobre um assunto. Por isso, neste trabalho utilizou-se um sistema cognitivo para auxiliar no processo de análise textual de documentos sobre educação previdenciária. Assim, utilizou-se o IBM Watson, que disponibiliza um modelo de processamento de linguagem natural para construção de um sistema cognitivo. Realizou-se a seleção e coleta de materiais apropriados ao tema, em fontes confiáveis e órgãos legítimos, para viabilizar o treinamento do modelo a fim de gerar e avaliar resultados desse processamento para facilitar a educação acerca do campo financeiro. Foram utilizados testes com usuários e especialista financeiro para mensurar a assertividade e capacidade de contribuição do modelo para o aprendizado. Como resultados, concluiu-se que a utilização desse sistema possibilitou de certa forma uma melhora nos conhecimentos acerca do assunto abordado, sendo que por vezes o modelo retornou respostas de forma mais ampla quando comparada com a explicação do especialista (sic).pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.titleComputação cognitiva aplicada à alfabetização financeira: um estudo de caso com o IBM Watsonpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameCiência da Computação - Bachareladopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2019-12-09 00:00:00


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem