Mostra i principali dati dell'item
Computação cognitiva aplicada à alfabetização financeira: um estudo de caso com o IBM Watson
dc.contributor.advisor | Webber, Carine Geltrudes | |
dc.contributor.author | Sachet, Lucas Bemfica | |
dc.contributor.other | Lima, Maria de Fátima Webber do Prado | |
dc.contributor.other | Rocco, Giovanni Ely | |
dc.date.accessioned | 2020-07-16T20:40:03Z | |
dc.date.available | 2020-07-16T20:40:03Z | |
dc.date.issued | 2019-12-09 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/6292 | |
dc.description | Atualmente a ausência de conhecimentos acerca de assuntos ligados a finanças acarretam situações negativas, como uma sociedade consumista e sem perspectivas de investimentos. A Alfabetização Financeira é a área de conhecimento que se preocupa em capacitar os indivíduos para agirem economicamente de maneira sustentável, garantindo o seu bem estar social. Embora existam iniciativas com o intuito de promover a Alfabetização Financeira, os resultados obtidos por meio delas são fracos ou difíceis de serem mensurados. As tecnologias de informação e comunicação, valendo-se dos avanços na área de Inteligência Artificial, podem contribuir com esta área. Por meio dos sistemas cognitivos já é possível o treinamento de um domínio específico, com o objetivo de facilitar a resolução de problemas ou até mesmo a obtenção de insights sobre um assunto. Por isso, neste trabalho utilizou-se um sistema cognitivo para auxiliar no processo de análise textual de documentos sobre educação previdenciária. Assim, utilizou-se o IBM Watson, que disponibiliza um modelo de processamento de linguagem natural para construção de um sistema cognitivo. Realizou-se a seleção e coleta de materiais apropriados ao tema, em fontes confiáveis e órgãos legítimos, para viabilizar o treinamento do modelo a fim de gerar e avaliar resultados desse processamento para facilitar a educação acerca do campo financeiro. Foram utilizados testes com usuários e especialista financeiro para mensurar a assertividade e capacidade de contribuição do modelo para o aprendizado. Como resultados, concluiu-se que a utilização desse sistema possibilitou de certa forma uma melhora nos conhecimentos acerca do assunto abordado, sendo que por vezes o modelo retornou respostas de forma mais ampla quando comparada com a explicação do especialista (sic). | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject | Inteligência artificial | pt_BR |
dc.title | Computação cognitiva aplicada à alfabetização financeira: um estudo de caso com o IBM Watson | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Ciência da Computação - Bacharelado | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2019-12-09 00:00:00 |