Mostra i principali dati dell'item
Arte contemporânea : uma reflexão sobre aprender e ensinar
dc.contributor.advisor | Galvani, Mara Aparecida Magero | |
dc.contributor.author | Soldera, Cíntia Maria Giotti | |
dc.contributor.other | Boone, Sinara Maria | |
dc.contributor.other | Galvani, Mara Aparecida Magero | |
dc.date.accessioned | 2020-08-13T17:00:55Z | |
dc.date.available | 2020-08-13T17:00:55Z | |
dc.date.issued | 2020-08-03 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/6417 | |
dc.description | O presente estudo aborda a inserção da Arte Contemporânea na escola e as dificuldades que o público não familiarizado com a arte tem em relação à produção contemporânea, especialmente, nesta monografia, no que tange aos obstáculos vividos pelos professores da rede de ensino para compreender e trabalhar tais conhecimentos na sala de aula. Para dar conta de algumas das muitas questões envolvidas no embate com a arte contemporânea, a pesquisa discorre, brevemente, acerca da ruptura com a arte moderna, apontando alguns conceitos e contextos presentes em algumas obras produzidas nesse período de transição, para deter-se, mais acentuadamente, na ligação do artista com os problemas de seu tempo e no debate e na crítica social que a produção contemporânea pode levantar. Desse modo, este estudo tem como objetivos propor a discussão sobre a necessidade do acesso à arte contemporânea na escola, desde a educação fundamental, bem como, refletir sobre a importância da formação continuada dos professores de Arte com o intuito de prepará-los para experiênciá-la e inseri-la, "sem medo", nos conteúdos de sala de aula. Sabe-se que pensar a função do trabalho do arte-educador como propositor e mediador da arte somente é possível a partir de seus estudos acerca da arte, seus conhecimentos estéticos, que inclui o que foi e o que está sendo produzido nas artes visuais. Conclui-se, portanto, com esta pesquisa, a urgência em refletir sobre as dificuldades, competências e habilidades próprias da área e enfrentadas pelo arte-educador, para que ele, realmente, exerça seu papel de propositor e mediador da arte em sintonia com a contemporaneidade. Somente a formação continuada, rompendo com a distância que o separa dos contextos dos estudantes e da arte contemporânea, incluindo sua participação em grupos de estudos e visitas a museus, galerias e instituições de arte é que professor poderá perder o medo da Arte Contemporânea e contribuir para uma aprendizagem mais significativa da arte na escola e para a construção de sujeitos mais cultos, críticos, humanos e conscientes (sic). | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Arte - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Arte moderna | pt_BR |
dc.subject | Formação profissional | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Educação permanente | pt_BR |
dc.title | Arte contemporânea : uma reflexão sobre aprender e ensinar | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Licenciatura em Artes Visuais | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus 8 | pt_BR |
local.data.embargo | 2020-08-03 00:00:00 |