Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGalvani, Mara Aparecida Magero
dc.contributor.authorSoldera, Cíntia Maria Giotti
dc.contributor.otherBoone, Sinara Maria
dc.contributor.otherGalvani, Mara Aparecida Magero
dc.date.accessioned2020-08-13T17:00:55Z
dc.date.available2020-08-13T17:00:55Z
dc.date.issued2020-08-03
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/6417
dc.descriptionO presente estudo aborda a inserção da Arte Contemporânea na escola e as dificuldades que o público não familiarizado com a arte tem em relação à produção contemporânea, especialmente, nesta monografia, no que tange aos obstáculos vividos pelos professores da rede de ensino para compreender e trabalhar tais conhecimentos na sala de aula. Para dar conta de algumas das muitas questões envolvidas no embate com a arte contemporânea, a pesquisa discorre, brevemente, acerca da ruptura com a arte moderna, apontando alguns conceitos e contextos presentes em algumas obras produzidas nesse período de transição, para deter-se, mais acentuadamente, na ligação do artista com os problemas de seu tempo e no debate e na crítica social que a produção contemporânea pode levantar. Desse modo, este estudo tem como objetivos propor a discussão sobre a necessidade do acesso à arte contemporânea na escola, desde a educação fundamental, bem como, refletir sobre a importância da formação continuada dos professores de Arte com o intuito de prepará-los para experiênciá-la e inseri-la, "sem medo", nos conteúdos de sala de aula. Sabe-se que pensar a função do trabalho do arte-educador como propositor e mediador da arte somente é possível a partir de seus estudos acerca da arte, seus conhecimentos estéticos, que inclui o que foi e o que está sendo produzido nas artes visuais. Conclui-se, portanto, com esta pesquisa, a urgência em refletir sobre as dificuldades, competências e habilidades próprias da área e enfrentadas pelo arte-educador, para que ele, realmente, exerça seu papel de propositor e mediador da arte em sintonia com a contemporaneidade. Somente a formação continuada, rompendo com a distância que o separa dos contextos dos estudantes e da arte contemporânea, incluindo sua participação em grupos de estudos e visitas a museus, galerias e instituições de arte é que professor poderá perder o medo da Arte Contemporânea e contribuir para uma aprendizagem mais significativa da arte na escola e para a construção de sujeitos mais cultos, críticos, humanos e conscientes (sic).pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectArte modernapt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducação permanentept_BR
dc.titleArte contemporânea : uma reflexão sobre aprender e ensinarpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameLicenciatura em Artes Visuaispt_BR
mtd2-br.campusCampus 8pt_BR
local.data.embargo2020-08-03 00:00:00


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples