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dc.contributor.advisorAltafini, Carlos Roberto
dc.contributor.authorVitto, Josué
dc.contributor.otherColombo, Adelair Lino
dc.contributor.otherTelli, Giovani Dambros
dc.date.accessioned2020-08-31T16:43:33Z
dc.date.available2020-08-31T16:43:33Z
dc.date.issued2020-08-01
dc.date.submitted2020
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/6470
dc.descriptionO presente trabalho refere-se ao estudo e análise do dimensionamento do sistema de escapamento de um motor de combustão interna com o motor operando inicialmente com o sistema original de fábrica e, posteriormente, com o novo sistema dimensionado. A partir da revisão bibliográfica sobre o assunto, utilizou-se um método de dimensionamento proposto na literatura para o sistema de escapamento de motores de combustão interna. O dimensionamento foi aplicado a um motor com aspiração natural originalmente carburado, equipando um veículo da marca Chevrolet, modelo ?C10?, de seis cilindros em linha de deslocamento volumétrico de 4100 cm³. A ideia foi substituir o sistema de descarga original do motor baseado em uma concepção de tubos curtos para dispor de menor espaço, com os tubos descarregando os gases de combustão em uma galeria (coletor). A substituição de tal sistema culminou na fabricação de um escapamento constituído por tubos individuais (separados), mais alongados, com curvas suaves e unidos três a três para conectar-se a dois tubos de descarga. Isso favorece a descarga dos gases em motores com grandes cruzamentos de válvulas, como são os motores de seis cilindros. Esse assunto é de grande importância no ramo automotivo, onde se busca cada vez mais aumentar a eficiência dos motores. Após o desenvolvimento dos cálculos, construiu-se um protótipo em uma empresa especializada no ramo de escapamentos. O objetivo foi averiguar a influência do novo escapamento no torque e na potência medidos diretamente nas rodas, utilizando-se equipamentos específicos para as análises, como o dinamômetro de rolos, que possibilita a simulação de condições mais reais de funcionamento para comparação de resultados. Outro instrumento usado para o desenvolvimento do trabalho foi um manômetro para avaliar a contrapressão gerada no escapamento. Os resultados obtidos para as duas condições foram comparados para averiguar-se a contribuição do novo sistema de escapamento dimensionado. Os principais resultados mostraram que o escapamento dimensionado proveu um aumento de potência em relação ao motor original em 6,7%, ou seja, aumentando a potência de pico de 103,73 HP (77,4 kW) para 110,67 HP (82,6 kW), enquanto o torque de pico reduziu de 254,04 N·m para 250,58 N·m. Além disso, houve diminuição da pressão interna no escapamento em 0,12 bar, evitando que o motor opere com o efeito indesejado de frear pela contrapressão gerada no mesmo. Os resultados alcançados nos ensaios foram bastante promissores, demostrando que escapamento dimensionado obteve os resultados esperados na faixa de rotação de 3000 a 4000 RPM, com o aumento da disponibilidade de potência e redução na pressão nos tubos de escape (sic).pt_BR
dc.description.abstractThe present work refers to the study and analysis of the exhaust system dimensioning of an internal combustion engine with the engine initially operating with the original factory system and, later, with the new sized system. Based on the literature review on the subject, was used a sizing method proposed in the literature for the exhaust system of internal combustion engines. The sizing was applied to an engine naturally aspirated and carburated, equipping a chevrolet vehicle, model "C10", six cylinders in line and with a volumetric displacement of 4100 cm³. The idea was to replace the original engine discharge system based on a design of short tubes to have less space, with the pipes discharging the combustion gases in a gallery (collector). The replacement of such a system culminated in the manufacture of an exhaust consisting of individual (separated) tubes, more elongated, with smooth curves and joined three to three to connect at two discharge pipes. This favors the gaseous discharge of into engines with large overlaps, such in as six-cylinder engines. This issue is of great importance in the automotive industry, where it is increasingly seeking to increase the efficiency of engines. After the development of the calculations, a prototype was built in a company specialized in the field of exhausts. The objective was to verify the influence of the new discharge on torque and power measured directly on the wheels, using specific equipment for the analyses, such as the chassis dynamometer, which allows the simulation of more real operating conditions for comparison of results. Another instrument used for the development of the work was a manometer to evaluate the backpressure generated in the exhaust. The results obtained for the two conditions were compared to verify the contribution of the new sized exhaust system. The main results showed that the sized exhaust provided an increase in power compared to the original engine by 6.7%, i.e. increasing peak power from 103.73 HP (77.4 kW) to 110.67 HP (82.6 kW), while peak torque decreased from 254.04 N·m to 250.58 N·m. In addition, internal pressure in exhaust was decreased by 0.12 bar, preventing the motor from operating with the undesirable effect of braking by the backpressure generated in it. The results achieved in the tests were very promising, showing that sized exhaust obtained the expected results in the rotation range from 3000 to 4000 RPM, with increased power availability and reduction in pressure in the exhaust pipes (sic).pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectMotores de combustão internapt_BR
dc.subjectAutomóveis - Motores - Sistemas de escapamentopt_BR
dc.titleDimensionamento e avaliação de um sistema de escapamento de motor de combustão interna ciclo-Ottopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Engenharia Mecânicapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2020-08-01 00:00:00


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