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dc.contributor.advisorLuciano, Marcos Alexandre
dc.contributor.authorCristófoli, Edgar Henrique
dc.contributor.otherGrison, Vagner
dc.contributor.otherColombo, Adelair Lino
dc.date.accessioned2020-09-01T16:54:08Z
dc.date.available2020-09-01T16:54:08Z
dc.date.issued2020-07-28
dc.date.submitted2020
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/6485
dc.descriptionO projeto Baja SAE tem como foco o incentivo aos estudantes das universidades participantes demonstrarem e aprimorarem os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, através da competição de veículos baja. Competição que avalia de diversas formas a equipe, como o desempenho do veículo em provas dinâmicas e de resistência, além da apresentação dos projetos realizados pela equipe. Sabendo disto busca-se o aprimoramento de todos componentes do carro. Para este trabalho o objeto de estudo foi a manga de eixo dianteira do veículo da equipe Bajagual. Através de métodos teóricos as forças impostas a este componente foram mensuradas. O modelo reprojetado foi comparado diretamente com a manga de eixo original através do método dos elementos finitos, resultando assim em uma peça nova submetida a valores de tensão mais baixos do que a peça antiga. Além disso apresentou uma diminuição de massa de 30%, obtida através da alteração do material da manga de eixo, atingindo o objetivo principal de diminuição de massa (sic).pt_BR
dc.description.abstractThe Baja SAE project focuses on encouraging students from participating universities to demonstrate and improve the knowledge acquired throughout the course, through the baja vehicle competition. Competition that evaluates the team in different ways, such as the vehicle's performance in dynamic and endurance tests, in addition to the presentation of the projects carried out by the team. Knowing this, the improvement of all car components is sought, for this work the object of study was the front steering knuckle of the vehicle of the Bajagual team. Through theoretical methods the forces imposed on this component were measured, the redesigned model was directly compared with the steering knuckle already used by the team through the finite element method. Thus resulting in a new part submitted to tension values more conservative than the old part, and still, presenting a mass reduction of 30%, obtained by changing the material of the steering knuckle, reaching the main goal of weight reduction (sic).pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectMétodo dos elementos finitospt_BR
dc.subjectVeículos a motor - Molas e suspensãopt_BR
dc.subjectFadigapt_BR
dc.titleReprojeto da manga de eixo dianteira para veículo Baja SAEpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sul, Campus Universitário da Região dos Vinhedos - CARVIpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Engenharia Mecânicapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário da Região dos Vinhedospt_BR
local.data.embargo2020-07-28 00:00:00


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