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dc.contributor.advisorRela, Eliana
dc.contributor.authorReimann, Daniel Eduardo
dc.contributor.otherSilva, Fernando Duro da
dc.contributor.otherRech, Gelson Leonardo
dc.contributor.otherCescon, Juliane Petry Panozzo
dc.contributor.otherLuchese, Terciane Ângela
dc.date.accessioned2020-11-13T16:26:02Z
dc.date.available2020-11-13T16:26:02Z
dc.date.issued2020-11-13
dc.date.submitted2020-08-05
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/6641
dc.descriptionO presente estudo está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Caxias do Sul. Estudo de cunho bibliográfico, tem como objetivo compreender o sentido pedagógico adotado para o Curso Preliminar da Escola Bauhaus, o qual operou de 1919 a 1932, deixando marcas pela sua forte influência, mesmo tendo passado mais de 100 anos. Pela forma, reconhecem-se com facilidade os seus produtos, como uma marca, mas antes de tudo, é adequado lembrar que ela foi uma escola, e os seus conceitos, métodos e pedagogias adotadas não são reconhecidos na mesma dimensão dos seus produtos de design. Com base nisso, cabe perguntar: a sua abordagem conceitual geral e sua pedagogia ainda fazem sentido hoje? Será mesmo uma história de pedagogias perdidas? Assim sendo, esta dissertação investiga percursos na compreensão da estrutura conceitual em sua fase inicial, no seu curso de formação preliminar, o Vorlehre, que marcaram os seus caminhos de inovação. Para a compreensão de sentido do objeto pedagógico que é foco deste estudo, a aproximação do tema se faz por uma incursão histórica no período da história alemã, que antecede a criação da escola, o período crítico do Pós-Primeira Grande Guerra, no âmbito político, econômico e social, culminando com a criação da República de Weimar no mesmo ano de constituição da escola. Se incursiona na história da escola com os seus períodos, suas localizações, seus altos e baixos, e pressões políticas que sofreu e que culminaram com o seu fechamento definitivo após dois encerramentos já terem acontecido no seu percurso. Desse modo, são abordados os aspectos conceituais que sustentaram os seus dois mais importantes manifestos, a pedagogia inicial do curso, bem como o seu curso de formação preliminar, o Vorlehre, que apresenta no seu programa caminhos que possibilitam os aspectos de rompimento com o pensamento clássico e a possibilidade de compreensão do que seria o homem moderno, intitulado de o Homem Total, segundo Gropius. O primeiro diretor da Escola Bauhaus, conceituador inicial e mais hábil gestor de conflitos que a escola teve, Walter Gropius; bem como o construtor do curso preliminar, inovador, experimental e polêmico, Johannes Itten, formam os personagens principais investigados neste estudo. Eles encerram dois papéis que foram fundamentais para a escola, uma gestão de sucesso das diferenças, aliada ao conceito de inovação pautado na profunda percepção humanista. A pedagogia de Itten representa aqui o professor que incursiona na abordagem mais investigativa de metodologia da compreensão do ser antes do fazer. Tecendo amarras possíveis com o nosso fazer são apresentadas conexões com autores do pensamento contemporâneo, na busca de compreensão desse projeto de pensamento moderno que permanece como promessa que não se completa, como por exemplo: (a) onde fica o nosso medo de ser e a vontade de desaparecer e não se identificar que nos acompanha ao longo do processo histórico e que nos impede de avançar para processos construtivos que nos jogam para caminhos destrutivos?; (b) as utopias e distopias em conflito de ontem são muitas das mesmas que assistimos se repetirem hoje; e (c) onde podem residir as possibilidades de contato com o Ser hoje, e onde se apresentam brechas de saída para o futuro? Conceitos que se apresentaram na Bauhaus a um século e ainda podem ser atuais hoje. Vivemos hoje um mundo complexo em que precisamos abrir todas as possibilidades de investigação para os caminhos do conhecimento. O pensamento aberto e sistêmico nunca foi tão urgente. Temos urgência neste agir, como o tiveram na época da escola em foco. Como produtos desta pesquisa para além da abordagem dissertativa, desenvolvi dois trabalhos no ambiente acadêmico com aspectos do conhecimento da Bauhaus: um deles de apresentação ao universo discente da história e conceitos da escola; e outro aos docentes envolvendo práticas de aproximação e percepção de seus afetos, experienciados através de práticas afetivas e psicomotoras. Uma simplificada experiência em ação da base teórica do Vorlehre.pt_BR
dc.description.abstractThe present study is linked to the History Graduate Program, at the University of Caxias do Sul (UCS). This bibliographic study aims to understand the pedagogical meaning adopted for the Bauhaus School Preliminary Course, or operate between 1919 and 1932, leaving marks for its strong influence, even after more than 100 years. By the way, the ease of its products is recognized, as a brand, but first of all, it is adequate to remember that it was a school, and its concepts, methods and pedagogies adopted are not recognized in the same dimension of its design products. Based on this, it is worth asking: does your general approach and pedagogy still make sense today? Is it a really story of lost pedagogies? Therefore, this dissertation investigates paths in the understanding of the conceptual structure in its initial phase, in its preliminary training course, in Vorlehre, which marks its paths of innovation. To understand the meaning of the pedagogical object that is the focus of this study, the approach to the theme makes a historical occurrence in the period of German history, which precedes the creation of the school, or critical period of the Post-First World War, in the political, economic scenario and social, culminating in the creation of the Weimar Republic in the same year the school was constituted. It goes into the history of the school with its periods, its locations, its ups and downs, and political pressures that it suffered and that culminated in its definitive closure after two closings had already happened in its course. In this way, the conceptual aspects that support its two most important manifestos are addressed, an initial pedagogy of the course, as well as its preliminary training course, the Vorlehre, which presents its program of paths that enables the aspects of the break with the classical thought and the possibility of understanding what modern man would be, entitled Total Man, according to Gropius. The first director of the Bauhaus School, the initial conceptualizer and most skilled conflict manager that the school had, Walter Gropius; as well as the builder of the preliminary, innovative, experimental and controversial course, Johannes Itten, form the main characters investigated in this study. They contain two roles that were fundamental for the school, a successful management of differences, combined with the concept of innovation based on a deep humanistic perception. Itten’s pedagogy represents here the teacher who takes a more investigative approach to the methodology of understanding the being before doing. Weaving possible bonds with our doing, connections with authors of contemporary thought are presented, in the search for understanding this modern thought project that remains as a promise that is not complete, such as: (a) where is our fear of being and willingness to disappear and not to identify oneself that accompanies us throughout the historical process and that prevents us from moving towards constructive processes that throw us into destructive paths?; (b) yesterday’s conflicting utopias and dystopias are many of the same that we have seen repeated today; and (c) where can the possibilities of contact with being reside today, and where are there any loopholes for the future? Concepts that appeared at the Bauhaus a century ago and can still be current today. Today we live in a complex world in which we need to open all possibilities of investigation to the paths of knowledge. Open, systemic thinking has never been more urgent. We have an urgency in this action, as they did at the time of the school in focus. As products of this research, in addition to the dissertation approach, I developed two works in the academic environment with aspects of the knowledge of Bauhaus: one of them of presentation to the student universe of the school’s history and concepts; and another to teachers involving practices of approximation and perception of their affections, experienced through affective and psychomotor practices. A simplified experience in action based on Vorlehre’s theoretical basis.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectArquiteturapt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectModernismo (Arte)pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectHistoryen
dc.subjectArchitectureen
dc.subjectDesignen
dc.subjectModernism (Art)en
dc.subjectEducationen
dc.titleBauhaus, uma história de pedagogias perdidas?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/7349593315692176pt_BR
mtd2-br.author.lattesREIMANN, Daniel Eduardopt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR


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