dc.contributor.advisor | Niederauer, Carina Maria Melchiors | |
dc.contributor.author | Dal Pozzo, Daniela Fátima | |
dc.contributor.other | Oudeste, Claudia Stumpf Toldo | |
dc.contributor.other | Azevedo, Tânia Maris de | |
dc.contributor.other | Zevallos, Veronica Pilar Gomezjurado | |
dc.date.accessioned | 2020-11-20T13:40:04Z | |
dc.date.available | 2020-11-20T13:40:04Z | |
dc.date.issued | 2020-11-20 | |
dc.date.submitted | 2020-08-07 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/6657 | |
dc.description | Este estudo objetiva demonstrar como a noção de argumentação interna (AI), presente na versão atual da Semântica Argumentativa, em especial na Teoria dos Blocos Semânticos, de Carel e Ducrot, pode auxiliar acadêmicos a produzirem paráfrases, a fim de contribuir na elaboração de discursos de divulgação científica no Ensino Superior. Inicio esta pesquisa abordando a importância da paráfrase para esses discursos, bem como falando sobre o quão complexo é parafrasear, uma vez que duas habilidades principais são requeridas para a produção de paráfrase: a compreensão leitora e a produção escrita. A partir disso, apresento algumas definições de paráfrase, assim como alguns dos problemas que essas definições apresentam. Em seguida, disserto sobre a Semântica Argumentativa. Inicio revisando seus pressupostos filosófico-linguísticos para melhor compreensão da Teoria para, num segundo momento, discorrer sobre a Teoria dos Blocos Semânticos, em especial sobre o conceito de argumentação interna. Finalizo aplicando a AI a discursos de divulgação científica, como forma de demonstrar sua contribuição para a elaboração de paráfrases. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study aims to demonstrate how the concept of internal argumentation (IA), featured on the actual version of the Argumentative Semantics, specifically the Semantic Blocks Theory by Carel and Ducrot, can help academic students paraphrase their sentences and contribute to elaborate scientifical discourse published on Higher Education. I start this research approaching the importance of the paraphrasis for the scientific discourse in academia and the complexity of paraphrasing, as two abilities are required to produce the paraphrasis: reading comprehension and written production. From this point, I present some definitions of this concept, as well as some problems that these definitions present. Following that, I dissertate about Argumentative Semantics. I start by revising its philosophical-linguistic assumptions to better comprehend the Theory aiming, in the next section, to discourse about the Semantic Blocks Theory, focusing on the concept of internal argumentation. I conclude by applying the IA to scientific discourses to demonstrate your contribution to the development of paraphrasis. | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Semântica | pt_BR |
dc.subject | Paráfrase | pt_BR |
dc.subject | Semantics | e |
dc.subject | Paraphrase | en |
dc.title | A produção da paráfrase sob o viés da semântica argumentativa: a argumentação interna (AI) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/8979008713771177 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | POZZO, D. F. D. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |