Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLia, Cristine Fortes
dc.contributor.authorFrancescato Júnior, Paulo Marcelo
dc.contributor.otherRuffato, Katani Maria Monteiro
dc.contributor.otherRibeiro, José Iran
dc.date.accessioned2020-11-24T19:31:35Z
dc.date.available2020-11-24T19:31:35Z
dc.date.issued2020-11-24
dc.date.submitted2020-06-22
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/6674
dc.descriptionEste trabalho se propõe a analisar as relações entre a História e a Literatura, bem como o uso de fontes literárias no ensino de História. O produto final desta dissertação é um material intitulado Guia de Atividades: Literatura e Imigração. Trata-se de um material de apoio didático aos docentes no ensino da história de movimentos migratórios que for realizado através do uso de fontes literárias. Como movimento migratório, o trabalho utilizou-se do exemplo da imigração judaica ocorrida no Rio Grande do Sul no início do século XX. As fontes literárias escolhidas foram as obras O ciclo das águas (1975) e O centauro no jardim (1980), do escritor gaúcho Moacyr Scliar, considerado aqui como um testemunho do referido movimento imigratório. Para isso, foi realizado um levantamento de publicações e trabalhos acadêmicos que abordam as relações entre História e Literatura, o ensino de história, o uso das fontes literárias no ensino de História e a história da imigração judaica e outros movimentos migratórios brasileiros. A partir daí, foi realizado um diálogo com teóricos que abordam conceitos importantes para trabalhar imigração, por exemplo, identidade, memória, testemunho e sensibilidade. É descrita ainda a elaboração do Guia de Atividades: Literatura e Imigração, cujo material consiste em uma série de atividades propostas sobre a imigração judaica no Rio Grande do Sul, dividida em quatro propostas temáticas: Imaginário do Imigrante, Religiosidade do Imigrante, Mulher Imigrante e Imigração e Identidade.pt_BR
dc.description.abstractEste trabajo se propone a analizar las relaciones entre la Historia y la Literatura, además de la utilización de obras literarias en la enseñanza de Historia. Junto a eso, el producto final de esta tesis es un material llamado Guia de Atividades: Literatura e Imigração [Guía de Actividades: Literatura e Inmigración], un material de auxilio didáctico al profesor en la enseñanza de la historia de flujos migratorios, especialmente en el área de Historia. El trabajo se ha utilizado del ejemplo de la inmigración judía ocurrida en Rio Grande do Sul al comienzo del siglo XX, y como fuente literaria las obras O ciclo das águas [El ciclo de las Aguas] (1975) e O centauro no jardín [El Centauro en el Jardín] (1980), del escritor gaucho Moacyr Scliar, considerado aquí como un testigo del citado flujo inmigratorio. Para eso, ha sido realizado un estudio de publicaciones y trabajos académicos que tratan de los temas relativos a las relaciones entre Historia y Literatura, sobre la enseñanza de Historia y sobre la historia de la inmigración judía y otros flujos migratorios brasileños. Después de eso, ha sido realizado un diálogo con teóricos que han abordado conceptos como identidad, memoria, testimonio y sensibilidad. También está descrita la elaboración del Guia de Atividades: Literatura e Imigração [Guía de Actividades: Literatura e Inmigración], cuyo material tiene por objetivo auxiliar y subsidiar el profesor en su papel en clase. Ese material consiste en una serie de actividades propuestas sobre la inmigración judía en Rio Grande do Sul, dividida en cuatro propuestas temáticas: Imaginario del Inmigrante, Religiosidad del Inmigrante, Mujer Inmigrante e Inmigración e Identidad.spa
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectHistória - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLiteratura e históriapt_BR
dc.subjectMigraçãopt_BR
dc.subjectJudeuspt_BR
dc.subjectHistory Study and teachingen
dc.subjectLiterature and historyen
dc.subjectEmigration and immigrationen
dc.subjectJewsen
dc.titleEnsino de história e literatura: a imigração judaica nas obras de Moacyr Scliarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/7477657614250337pt_BR
mtd2-br.author.lattesFRANCESCATO JÚNIOR, P. M.pt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples