Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCeccagno, Douglas
dc.contributor.authorPicancio, Gabriela Valer
dc.contributor.otherRech, Alessandra Paula
dc.contributor.otherSchwarcs, Lilia
dc.contributor.otherPolesso, Natalia Borges
dc.date.accessioned2020-12-17T16:56:55Z
dc.date.available2020-12-17T16:56:55Z
dc.date.issued2020-12-09
dc.date.submitted2020-08-28
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/6731
dc.descriptionEste estudo apresenta uma investigação sobre as motivações que influenciam na inserção de artistas periféricos no sistema da arte, em especial, sobre o processo de exotização. Para tais fins, analisa-se, primeiramente, a estrutura do sistema da arte a partir dos atores e processos atuais e históricos que o compõem. Na sequência, abordam-se conceitos necessários para a compreensão dos processos sociais que influenciam na formulação de políticas e de valores no sistema e no mercado da arte - como diferenciação, fixação, normalização, classificação, representação e idealização das identidades - e que, por vezes, acompanham a exotização. Então, analisam-se dados relativos à presença de artistas periféricos na Bienal de Veneza - nas edições de 1990, 2001 e 2019 - e à comercialização de obras em 2019. Por fim, realiza-se uma síntese integradora entre as informações contidas nas fontes consultadas, resultando na exposição dos motivos que causam a inserção de artistas periféricos no sistema da arte. Este estudo é construído com um aporte teórico pautado na teoria da arte, em estudos decoloniais, socioculturais e históricos, além da consulta aos arquivos da ASAC DATI e aos relatórios da Artprice.com. Dentre os autores utilizados, fazem parte do aporte teórico Memmi (1967), Wallerstein (1974), Canclini (1989), Bhabha (1998), Cauquelin (2005), Moulin (2007), Fleck (2014) e Thompson (2012). Os resultados apontam que são diversos os fatores que influenciam na inserção dos artistas periféricos, e que a exotização é um deles [resumo fornecido pelo autor].pt_BR
dc.description.abstractThis study presents an investigation about the motivations that influence the insertion of peripheral artists in the art system, in particular, about the exoticization process. For this objective, the structure of the art system is analyzed firstly from its actors and then from its present and historical processes. Subsequently, the study reviews concepts necessary to understand the social processes that influence the formulation of policies and values in the art system and market, such as differentiation, fixation, normalization, classification, representation and idealization of identities - which oftenly are attached to the exoticization process. Next, data related to the presence of peripheral artists at the Venice Biennale - in the 1990, 2001 and 2019 editions - and 2019 art sales rankings are analyzed. Finally, an integrative synthesis between the information obtained from the consulted sources is made, resulting in the exposition of the reasons that may cause the insertion of peripheral artists in the art system. This study is structured in reference to the theoretical contribution of art theory, decolonial, socio-cultural and historical studies and, moreover, to the ASAC DATI archives and the reports from Artprice.com. Among the authors used, they are part of the theoretical contribution Memmi (1967), Wallerstein (1974), Canclini (1989), Bhabha (1998), Cauquelin (2005), Moulin (2007), Fleck (2014) and Thompson (2012). The results show that there are several factors that influence the insertion of peripheral artists, and that exoticization is one of them [resumo fornecido pelo autor].en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESpt_BR
dc.language.isoen_USpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectArte moderna - Séc. XXpt_BR
dc.subjectArte moderna - Séc. XXIpt_BR
dc.subjectArtistaspt_BR
dc.subjectModern art - 20th centuryen
dc.subjectModern art - 21st centuryen
dc.subjectExoticism in arten
dc.subjectArtistsen
dc.titleO artista periférico: das margens do mundo para o centro da artept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9656733485404778pt_BR
mtd2-br.author.lattesPICANCIO, Gabriela V.pt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Letras, Cultura e Regionalidadept_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2020-12-08


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples