dc.contributor.advisor | Chiwiacowsky, Leonardo Dagnino | |
dc.contributor.author | Finatto, Emanuel | |
dc.contributor.other | Souza, Marcelo Oliveira de | |
dc.contributor.other | Santos, José Vicente Canto dos | |
dc.contributor.other | Vidor, Gabriel | |
dc.contributor.other | Mesquita, Alexandre | |
dc.date.accessioned | 2020-12-18T11:55:36Z | |
dc.date.available | 2020-12-18T11:55:36Z | |
dc.date.issued | 2020-12-10 | |
dc.date.submitted | 2020-08-06 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/6732 | |
dc.description | A contratação de embarcações de apoio offshore é um desafio para companhias de petróleo, pois representam até 80% do custo de sua cadeia logística, visto que em muitos casos a extração do petróleo ocorre em alto mar. O presente trabalho visa à implementação de um modelo de programação linear para a otimização do mix de afretamento de embarcações offshore utilizando contratos TCP e do mercado spot, considerando o risco CVaR como um parâmetro de decisão para contratos spot. Para a resolução do problema, foi desenvolvido um modelo de programação linear utilizando a ferramenta CPLEX, com o qual foram avaliados cenários definidos com base na demanda por embarcações e nas taxas de afretamento, sendo considerados horizontes de análise de até 60 meses. Foi possível verificar uma redução de até 5,52% no custo do mix afretamento das embarcações, o que representa mais de 170 bilhões de dólares em um período de 5 anos. Os melhores resultados foram obtidos com a utilização combinada de contratos na modalidade TCP e spot, com o uso da restrição de risco proposta neste trabalho [resumo fornecido pelo autor]. | pt_BR |
dc.description.abstract | Hiring offshore support vessels is a challenge for oil companies, as they represent up to 80% of the cost of their logistics chain, since in many cases oil extraction takes place on the high seas. The present work aims to implement a linear programming model to optimize the offshore vessel charter mix using TCP and spot market contracts, considering CVaR risk as a decision parameter for spot contracts. To solve the problem, a linear programming model was developed using the CPLEX tool, with which scenarios defined based on the demand for vessels and charter rates were evaluated, being considered horizons of analysis of up to 60 months. It was possible to verify a reduction of up to 5.52% in the cost of the vessel chartering mix, which represents more than 170 billion dollars in a period of 5 years. The best results were obtained combining the use of contracts in TCP and spot mode, using risk restriction proposed in this work [resumo fornecido pelo autor]. | en |
dc.description.sponsorship | Petróleo Brasileiro S.A. - PETROBRAS | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Contratos de afretamento | pt_BR |
dc.subject | Logística | pt_BR |
dc.subject | Indústria petrolífera | pt_BR |
dc.subject | Charter contracts | en |
dc.subject | Logistics | en |
dc.subject | Oil industry | en |
dc.title | Modelo de programação linear para otimização do mix de afretamento de embarcações offshore com restrição de risco de mercado spot | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/6557698512609627 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | Finatto, Emanuel | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Mestrado Profissional em Engenharia de Produção | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário da Região dos Vinhedos | pt_BR |
local.data.embargo | 2020-12-07 | |