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Análise de desempenho de um cambio manual e câmbio CVT aplicado em motocicleta
dc.contributor.advisor | Colombo, Adelair Lino | |
dc.contributor.author | Lopes, Fabrício Ricardo Castilhos | |
dc.contributor.other | Linzmaier, Paulo Roberto | |
dc.contributor.other | Ferrarini, Celso | |
dc.date.accessioned | 2021-04-12T22:29:32Z | |
dc.date.available | 2021-04-12T22:29:32Z | |
dc.date.issued | 2020-12-22 | |
dc.date.submitted | 2020-12-10 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/6893 | |
dc.description | O presente trabalho teve como objetivo uma análise de desempenho comparativa entre um câmbio convencional de motocicleta e três propostas de câmbio CVT. O câmbio CVT (sigla para transmissão continuamente variável) é um tipo de transmissão automática que utiliza duas polias interligadas por uma corrente metálica onde é possível simular uma quantidade infinita de marchas. Nesse contexto foi elaborado um projeto preliminar das polias da caixa de câmbio CVT. Além de cálculos de desempenho, também foram elaborados gráficos de desempenho referentes a forças e distribuição de marchas. Comparando os dois modelos de câmbio pode-se constatar que o câmbio CVT pode apresentar um desempenho similar e superior ao convencional a partir de alterações nas relações geométricas. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | The present work aimed at a comparative performance analysis between a conventional motorcycle gearbox and three CVT gearboxes. The CVT transmission (acronym for continuously variable transmission) is a type of automatic transmission that uses two pulleys interconnected by a metallic chain where it is possible to simulate an infinite number of gears. In this context, a preliminary design of the CVT gearbox pulleys was prepared. In addition to performance calculations, performance graphs were also drawn up regarding forces and gear distribution. Comparing the two exchange models, it can be seen that the CVT exchange can present a similar and superior performance to the conventional one from changes in geometric relations. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Engenharia mecânica | pt_BR |
dc.subject | Motocicletas | pt_BR |
dc.subject | Automóveis - Dispositivos de transmissão | pt_BR |
dc.subject | Engrenagens | pt_BR |
dc.subject | Máquinas | pt_BR |
dc.title | Análise de desempenho de um cambio manual e câmbio CVT aplicado em motocicleta | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Engenharia Mecânica | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2021-01-01 |