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dc.contributor.advisorLinzmaier, Paulo Roberto
dc.contributor.authorTonin, Luiz Henrique
dc.contributor.otherKucera, Sérgio da Silva
dc.contributor.otherCecconello, Ivandro
dc.date.accessioned2021-04-13T21:21:14Z
dc.date.available2021-04-13T21:21:14Z
dc.date.issued2020-12-15
dc.date.submitted2020-12-03
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/6898
dc.descriptionOs fenômenos fluidodinâmicos podem apresentar características complexas e pouco intuitivas, fazendo com que a sua análise, em muitos casos, se torne difícil. Empresas fabricantes de produtos que operam sob essa física acabam, por muitas vezes, construindo equipamentos superdimensionados ou com falhas de projeto por não haver uma compreensão clara do que está acontecendo. O filtro de mangas se enquadra nesse campo, onde o seu funcionamento consiste na passagem de um fluxo de ar carregado de material particulado pelos seus elementos filtrantes, de forma a reter a parte sólida e permitir apenas a passagem do ar. O objetivo deste trabalho foi analisar e compreender como o fluido se comporta no interior de um filtro de modelo comercial, buscando uma uniformização da distribuição do fluxo ao longo do seu comprimento. Sabe-se que um escoamento uniforme proporciona uma maior vida útil para os elementos filtrantes, pois faz com que as mangas recebam uma vazão similar, havendo uma utilização adequada do conjunto. Para realizar o estudo, realizou-se uma avaliação numérica por volumes finitos através de fluidodinâmica computacional, onde foram analisadas as velocidades nas diferentes regiões do filtro. Após a realização das simulações foi possível de se verificar os pontos críticos de distribuição de ar, propondo-se alternativas de projeto para minimizar esses efeitos no equipamento. Com a nova configuração construtiva foi possível de se obter melhorias nos parâmetros de filtração reduzindo a relação ar-pano em 28% e a velocidade ascensional em 24,4%. Além disso houve uma redução de 36,1% na velocidade incidente na moega do filtro, proveniente de uma melhor distribuição do escoamento. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractFluid-dynamic phenomena can present complex and not very intuitive characteristics, making their analysis, in many cases, difficult. Companies that manufacture products that operate under this physics often end up building oversized equipment or with design flaws because there is no clear understanding of what is happening. The bag filter fits in this field, where its operation consists of passing a flow of air loaded with particulate material by its filter elements, in order to retain the solid part and allow only the passage of air. The objective of this work was to analyze and understand how the fluid behaves inside a commercial model filter, seeking to standardize the flow distribution along its length. It is known that a uniform flow provides a longer service life for the filter elements, as it causes the bags to receive a similar flow, with an adequate use of the set. To carry out the study, a numerical evaluation by finite volumes was performed using computational fluid dynamics, where the velocities in the different regions of the filter were analyzed. After carrying out the simulations, it was possible to verify the critical points of air distribution, proposing design alternatives to minimize these effects on the equipment. With the new constructive configuration, it was possible to obtain improvements in the filtration parameters, reducing the air-cloth ratio by 28% and the ascending speed by 24.4%. In addition, there was a 36.1% reduction in the speed in the filter hopper, due to a better flow distribution. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectProcessos de fabricaçãopt_BR
dc.subjectFluidodinâmica computacionalpt_BR
dc.subjectMecânica dos fluidospt_BR
dc.titleAvaliação numérica da distribuição do fluxo de ar em filtro de mangaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Engenharia Mecânicapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2020-12-14


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