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dc.contributor.advisorGrison, Vagner
dc.contributor.authorReginatto, Éverton
dc.contributor.otherColombo, Adelair Lino
dc.contributor.otherLinzmaier, Paulo Roberto
dc.date.accessioned2021-04-23T13:06:07Z
dc.date.available2021-04-23T13:06:07Z
dc.date.issued2020-12-21
dc.date.submitted2020-12-17
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/6915
dc.descriptionCom o aumento dos adeptos do off-road e o elevado preço dos veículos com tração nas quatro rodas, é comum ver iniciantes neste meio optarem pela utilização de automóveis com tração traseira como o Volkswagen Fusca, porém, com o uso os componentes de suspensão começam a ser severamente afetados e apresentar falhas precoces devido ao uso em terrenos altamente irregulares. Uma alternativa para a suspensão dianteira é a substituição por uma suspensão chamada duplo A. Com isto, neste trabalho foi realizado a análise de vídeos para determinar as forças dinâmicas atuantes na suspensão atual por meio do software Tracker Video Analysis, comparando os deslocamentos, acelerações e forças atuantes entre a suspensão e a carroceria do veículo. Também para auxilio em trabalhos futuros foram identificados teoricamente a rigidez de quatro molas de diferentes formatos e obtendo valores próximos aos resultados encontrados através de ensaios de laboratório. Conforme o objetivo do trabalho, foram analisadas as forças resultantes na nova suspensão duplo A projetada para o veículo utilizando o procedimento indicado por Brown et. al, (2002). A verificação foi repetida variando a inclinação do amortecedor e a influência desta inclinação sobres as forças. A nova geometria duplo A desenvolvida para o veículo não proporcionou redução das forças atuantes sobre o amortecedor, porém com ela foi possível observar o efeito de ampliação destas forças com o aumento de inclinação do amortecedor. Pela facilidade de adequações na geometria duplo A através de trabalhos futuros será possível determinar um conjunto amortecedor/mola eficiente para a utilização do veículo impedindo a falha prematura deste componente. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractWith the increase in fans of off-road and the high price of vehicles with four-wheel drive, it is common to see beginners choose to use cars with rear-wheel drive like the Volkswagen Beetle, however, with the use of the suspension components begin to be severely affected and to fail early due to use on highly uneven terrain. An alternative to the front suspension is to replace it with a double A suspension. Thereby, the video analysis was carried out to determine the dynamic forces acting on the current suspension using the Tracker Video Analysis software, comparing displacements, accelerations and forces acting between the suspension and the vehicle body. Contributing in a future work, the stiffness of four springs of different shapes were theoretically identified and obtaining values close to the results found through laboratory tests. According to the objective of the work, the forces resulting from the new double A suspension designed for the vehicle were analyzed using the procedure indicated by Brown et. al, (2002). The check was repeated varying the inclination of the damper and the influence of this inclination on the forces. The new double A geometry developed for the vehicle did not provide a reduction in the forces acting on the shock absorber, but therewith was possible to observe the effect of amplifying these forces with the increase of inclination of the shock absorber. Due to the ease of adjustments in the geometry of the double A through future work, it will be possible to determine an efficient shock absorber / spring assembly for the use of the vehicle preventing the premature failure of this component. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectAutomóveis - Molas e suspensãopt_BR
dc.subjectFusca (Automóvel)pt_BR
dc.subjectAmortecedorespt_BR
dc.titleAvaliação de uma suspensão duplo A aplicada na estrutura de um veículo VW Fusca visando aumento da vida útil do amortecedorespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Engenharia Mecânicapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário da Região dos Vinhedospt_BR
local.data.embargo2020-12-19


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