Zur Kurzanzeige

dc.contributor.advisorCosta, Carlos Alberto
dc.contributor.authorKinzel, Alexandre
dc.contributor.otherBalotin, Jean Greselle
dc.contributor.otherSantos, Sandro Rogério dos
dc.date.accessioned2021-05-04T12:32:49Z
dc.date.available2021-05-04T12:32:49Z
dc.date.issued2020-12-22
dc.date.submitted2020-12-14
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/6956
dc.descriptionNo cenário mercadológico pautado na competividade é de suma importância que as empresas busquem alternativas capazes de lhes oferecerem diferenciais estratégicos, quer seja na questão de redução de seus custos operacionais, quer seja pela minimização de seus estoques excedentes. Em vista disso, entende-se que a busca por uma previsão de demanda capaz de propiciar o alinhamento entre as necessidades de produção e da empresa pode favorecer desde uma melhor gestão de estoques, até garantir o atendimento de seus pedidos. Deste modo, identifica-se que o emprego do Software SPSS pode contribuir para o processo de tomada de decisão, uma vez que se baseia em dados históricos sobre as quantidades vendidas para gerar previsões mais assertivas. Através deste software, é possível prever a demanda futura e oferecer um suporte para a sistemática de programação da organização. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo propor um método quantitativo através de séries temporais para a realização da previsão de demanda de vendas, auxiliando o setor de PCP, em uma empresa de embalagens plásticas do ramo alimentício. Este estudo apresenta uma abordagem exploratória e é orientado por uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo associada a métodos quantitativos. Inicialmente, são analisadas pesquisas com propostas similares, com vistas ao melhor entendimento dos métodos aplicados nestes estudos, atentando para os que se fundamentam em critérios de demanda com sazonalidade e tendência para o desenvolvimento deste trabalho. Foram coletados os dados históricos de demanda de vendas dos itens definidos para análise e, com a aplicação dos métodos de previsão por meio do Software SPSS, foi gerada a previsão de demanda; dessa forma, definindo individualmente o melhor método para cada item e evidenciando as melhores práticas para a obtenção de resultados satisfatórios. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractIn the market scenario based on competitiveness, it is extremely important that companies seek alternatives capable of offering them strategic differentials, whether in terms of reducing their operating costs or by minimizing their excess stocks. In view of this, it is understood that the search for a demand forecast capable of providing alignment between the needs of production and the company can favor from a better management of inventories, to ensuring the fulfillment of your orders. In this way, it is identified that the use of SPSS Software can contribute to the decision-making process, since it is based on historical data on the quantities sold to generate more assertive forecasts. Through this software, it is possible to predict future demand and offer support for the organization's programming system. Given this, the present work aims to propose a quantitative method through time series for the realization of sales demand forecast, assisting the PCP sector, in a plastic packaging company in the food industry. This study presents an exploratory approach and is guided by a qualitative research of a descriptive character associated with quantitative methods. Initially, research with similar proposals is analyzed, aiming at a better understanding of the methods applied in these studies, paying attention to those that are based on demand criteria with seasonality and tendency for the development of this work. Historical sales demand data for the items defined for analysis were collected and, with the application of forecasting methods through the SPSS Software, demand forecasting was generated; thus, individually defining the best method for each item and showing the best practices for obtaining satisfactory results. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectControle de estoquept_BR
dc.subjectEngenharia de produçãopt_BR
dc.subjectEmbalagem - Indústriapt_BR
dc.titleDimensionamento de estoque de produto acabado em uma empresa de embalagenspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameEngenharia de Produção - Bachareladopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário da Região dos Vinhedospt_BR
local.data.embargo2021-02-01


Dateien zu dieser Ressource

Thumbnail

Das Dokument erscheint in:

Zur Kurzanzeige