Navegação Programa de Pós-Graduação em Letras por autor "Niederauer, Carina Maria Melchiors"
Itens para a visualização no momento 1-20 of 28
-
A alteridade na relação locutor-enunciadores: potencialidades da teoria da polifonia para a qualificação do desenvolvimento da habilidade de compreensão leitora
Cerezoli, Andréia Inês Hanel (2020-05-13)L’objectif principal de cette recherche est d’investiguer comment la théorie de la polyphonie d’Oswald Ducrot contribue au processus de qualification du développement des compétences en compréhension en lecture, permettant ... -
Articulação de memória e história no contexto ditatorial brasileiro a partir do ponto de vista feminino em Tropical sol da liberdade, de Ana Maria Machado
Rodrigues, Jennifer Gabriele (2019-02-20)Esta dissertação tem como objetivo investigar a articulação entre memória e história no romance Tropical sol da liberdade, de Ana Maria Machado. O romance, publicado originalmente em 1988, tem como base o contexto ditatorial ... -
O caso Zé Perri : Literatura regional como argumento transmídia para o estudo de língua francesa
Freitas, Marcos Antônio do Amaral de (2018-03-14)Esta dissertação aborda o uso do conceito de narrativa transmídia, proposto por Henry Jenkins, como estratégia de ensino-aprendizagem para um curso de língua francesa, na modalidade de ensino a distância. O texto aborda a ... -
Code-switching e footing para a construção do humor : estudo de caso da sitcom "Friends"
Broilo Neto, Gilberto (2017-10-25)Esta dissertação trata de code-switching e footing na sitcom estadunidense Friends. Tanto a troca linguística como o posicionamento identitário são elementos de análise da Sociolinguística Interacional (GOFFMAN, 1981; ... -
Compreensão leitora e formação docente : princípios de transposição didática de um modelo teórico-metodológico para a descrição semântico-argumentativa do discurso
Niederauer, Carina Maria Melchiors (2016-04-12)O objetivo deste estudo é o de propor princípios de transposição didática, para professores de língua materna, do Modelo teórico-metodológico para a descrição semântico-argumentativa do discurso, de Tânia Maris de Azevedo, ... -
Compreensão leitora em língua estrangeira: uma perspectiva saussuriana para o ensino em escolas de idiomas
Meurer, Daiane (2019-10-18)Esta dissertação visa a propor situações de aprendizagem de compreensão leitora, em língua inglesa, fundamentadas nos conceitos saussurianos de valor, sistema, e na noção de relação, para alunos em nível B1, do Quadro ... -
A constituição do sentido do discurso em histórias em quadrinhos a partir da teoria da polifonia
Perotoni, Fabiana (2022-03-18)As histórias em quadrinhos (HQs) possuem apelo ao público jovem como ícone da cultura pop e, ao longo dos anos, tiveram o interesse da crítica renovado pela popularização e diversificação do gênero. Corroborando isso, ... -
Contribuição do modelo teórico-metodológico para a descrição semântico-argumentativa do discurso para a elaboração de instrumentos de avaliação da compreensão leitora em língua estrangeira
Schulz, Lisiane Ott (2018-11-27)O objetivo deste estudo é propor a transformação didática do Modelo-Teórico Metodológico para a Descrição Semântico-Argumentativa do Discurso, de Tânia Maris de Azevedo, com vistas a subsidiar a elaboração de um instrumento ... -
Contribuições da concepção polifônica do sentido para o desenvolvimento da compreensão leitora no ensino superior
Chiapinotto, Diego (2020-12-17)Esta tese tem como tema a compreensão leitora no âmbito acadêmico. Seu problema de pesquisa está enunciado da seguinte forma: Como a Teoria da Polifonia pode contribuir para a qualificação do desenvolvimento de habilidades ... -
Contribuições das múltiplas linguagens nos processos de ensino e de aprendizagem da língua escrita na pré-escola
Capinos, Graciele Berno (2023-12-08)Esta pesquisa compreende a utilização da abordagem Reggio Emilia, quanto às múltiplas linguagens, capaz de auxiliar os processos de ensino e aprendizagem da língua escrita, no que tange à pluralidade de linguagens, no lugar ... -
A crônica de um povo : a toponímia na cidade de Cotiporã
Bertoletti, Fernanda Elisa Vicentin (2016-11-23)O presente trabalho analisa a motivação e a classificação dos nomes do bairro, do distrito e dos logradouros da cidade de Cotiporã, localizada na Região de Colonização Italiana do Nordeste do Rio Grande do Sul, Brasil, ... -
De leitor a autor: o processo de apropriação do texto literário para a criação de roteiro audiovisual
Triches, Cinara Fontana (2019-03-20)A presente tese analisa o processo de leitura e apropriação do texto literário para adaptação para roteiro audiovisual. Para tal, num primeiro momento, define conceitos importantes ao estudo, tais como leitura e interpretação, ... -
O desenvolvimento da habilidade de compreensão leitora: um olhar para livros didáticos do ensino fundamental - anos finais e para a Base Nacional Comum Curricular/2017
Girardi, Kamila (2021-09-24)Esta dissertação tem por objetivo investigar a abordagem de alguns gêneros textuais presentes nos livros didáticos que compõem a coleção mais distribuída nas escolas brasileiras, segundo dados divulgados pelo Programa ... -
O ensino de língua portuguesa como língua de acolhimento a imigrantes: por uma contribuição sociolinguística
Vieira, Leandro Rocha (2019-12-18)Esta pesquisa tem como objetivo propor novas estratégias de ensino de língua portuguesa como língua de acolhimento (PLA) a imigrantes no sentido de colaborar com o desenvolvimento de competências linguísticas, sociais e ... -
Enunciação e gramática : o ensino dos modos verbais da língua portuguesa sob a perspectiva da teoria enunciativa de Émile Benveniste
Marchett, Nathaline Bachi (2022-10-31)Esta dissertação tem por objetivo propor princípios para o ensino dos modos verbais da língua portuguesa nos Anos Finais do Ensino Fundamental, pautados pela Teoria da Enunciação de Émile Benveniste. Para isso, faz-se, ... -
Explorando construções superlativas do português brasileiro : um estudo sociocognitivo
Borchert, Marciele (2017)Este trabalho tem como objetivo explorar construções superlativas sob a ótica da Gramática das Construções (GOLDBERG, 1995, 2003, 2006; MIRANDA; SALOMÃO, 2009), tendo como aporte teórico-metodológico central estudos já ... -
O gato comeu a sua língua? A metáfora conceptual nos instrumentos de avaliação padronizados e no processo de reabilitação da habilidade de leitura em casos de afasia
Silva, Larissa Rizzon da (2021-11-04)A afasia consiste em um distúrbio de linguagem, causado por uma lesão cerebral adquirida, que compromete o desempenho linguístico - expressivo e/ou compreensivo. A avaliação e o processo de reabilitação da habilidade de ... -
Internet e cultura local: estudo de caso no portal São Marcos na web, de São Marcos/RS
Flores, Lucas Soboleswki (2018-11-16)Esta dissertação tem como objeto as relações entre a internet e a cultura local. Nesse contexto, estuda-se a relação existente entre o portal São Marcos na Web e a comunidade são-marquense, observando o papel cultural ... -
Liames necessários para o desenvolvimento da competência argumentativa no 5º ano do ensino fundamental
Rockenbach, Joseane Rosa (2023-05-26)Este estudo objetiva verificar possibilidades de desenvolvimento da competência argumentativa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa concentrou-se no 5º ano, por tratar-se de uma fase de transição entre os ... -
Libras como língua (de direito) no registro da memória da comunidade surda
Pavan, Grasiele (2021-06-26)A Comunidade Surda, composta majoritariamente por Surdos usuários das Línguas de Sinais como primeira língua, historicamente tem enfrentado muitas barreiras sociais com relação à comunicação. Nesse sentido, a presente ...