Listar Doutorado em Letras - Associação Ampla UCS e UniRitter por autor "Niederauer, Carina Maria Melchiors"
Mostrando ítems 1-6 de 6
-
A alteridade na relação locutor-enunciadores: potencialidades da teoria da polifonia para a qualificação do desenvolvimento da habilidade de compreensão leitora
Cerezoli, Andréia Inês Hanel (2020-05-13)L’objectif principal de cette recherche est d’investiguer comment la théorie de la polyphonie d’Oswald Ducrot contribue au processus de qualification du développement des compétences en compréhension en lecture, permettant ... -
Compreensão leitora e formação docente : princípios de transposição didática de um modelo teórico-metodológico para a descrição semântico-argumentativa do discurso
Niederauer, Carina Maria Melchiors (2016-04-12)O objetivo deste estudo é o de propor princípios de transposição didática, para professores de língua materna, do Modelo teórico-metodológico para a descrição semântico-argumentativa do discurso, de Tânia Maris de Azevedo, ... -
Contribuição do modelo teórico-metodológico para a descrição semântico-argumentativa do discurso para a elaboração de instrumentos de avaliação da compreensão leitora em língua estrangeira
Schulz, Lisiane Ott (2018-11-27)O objetivo deste estudo é propor a transformação didática do Modelo-Teórico Metodológico para a Descrição Semântico-Argumentativa do Discurso, de Tânia Maris de Azevedo, com vistas a subsidiar a elaboração de um instrumento ... -
Contribuições da concepção polifônica do sentido para o desenvolvimento da compreensão leitora no ensino superior
Chiapinotto, Diego (2020-12-17)Esta tese tem como tema a compreensão leitora no âmbito acadêmico. Seu problema de pesquisa está enunciado da seguinte forma: Como a Teoria da Polifonia pode contribuir para a qualificação do desenvolvimento de habilidades ... -
De leitor a autor: o processo de apropriação do texto literário para a criação de roteiro audiovisual
Triches, Cinara Fontana (2019-03-20)A presente tese analisa o processo de leitura e apropriação do texto literário para adaptação para roteiro audiovisual. Para tal, num primeiro momento, define conceitos importantes ao estudo, tais como leitura e interpretação, ... -
O gato comeu a sua língua? A metáfora conceptual nos instrumentos de avaliação padronizados e no processo de reabilitação da habilidade de leitura em casos de afasia
Silva, Larissa Rizzon da (2021-11-04)A afasia consiste em um distúrbio de linguagem, causado por uma lesão cerebral adquirida, que compromete o desempenho linguístico - expressivo e/ou compreensivo. A avaliação e o processo de reabilitação da habilidade de ...