Mostra i principali dati dell'item
Professora, e Bento onde estava enquanto isso? : o desenvolvimento da consciência histórica pelo viés local e a produção colaborativa de documentário sobre as ditadura civil militar no Brasil
dc.contributor.advisor | Ruffato, Katani Maria Monteiro | |
dc.contributor.author | Zanotto, Mayara | |
dc.contributor.other | Luchese, Terciane Ângela | |
dc.contributor.other | Gasparotto, Alessandra | |
dc.date.accessioned | 2021-05-18T12:32:22Z | |
dc.date.available | 2021-05-18T12:32:22Z | |
dc.date.issued | 2021-05-12 | |
dc.date.submitted | 2021-03-31 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/7304 | |
dc.description | A realidade dos estudantes das novas gerações enquanto nativos digitais e amplamente conectados em rede os permitiu encontrar novas formas de aprender e conhecer história. Assim, cabe aos professores, partilhando destes novos saberes, refletir sobre novas formas de ensiná- la. Este trabalho então, apresenta uma construção didático pedagógica que visa a orientar os educadores na construção de uma videografia histórica em sala de aula, a luz de uma experiência de aplicação e principalmente com ênfase na aprendizagem histórica significativa. Para tal, o diálogo se dá principalmente através de dois grandes teóricos, Roger Chartier (1991) e seu conceito de [resumo fornecido pelo autor]epresentação e Jorn Rüsen (2015), a partir da ideia de Consciência Histórica. Por meio de seus preceitos e da escuta dos anseios de estudantes do ensino básico de Bento Gonçalves, concebe-se aqui uma alternativa ao ensino de história, através da produção colaborativa de uma videografia histórica sobre a história da cidade. Na medida em que, como corroboram os teóricos, é imprescindível um olhar crítico sobre o passado para um agir consciente e coerente no presente, o trabalho aborda o uso do local, no caso a cidade de Bento Gonçalves, como ponto de partida ao aprendizado histórico para iniciar o processo de engajamento do estudante com o aprender, unindo isso a produção de um audiovisual no formato documentário. Assim, através de sua participação ativa ao longo das etapas de construção, do uso da tecnologia em sala de aula e por meio da história local, pode-se potencializar a identificação do mesmo para com a temática trabalhada, que aqui, foi a Ditadura Civil Militar de 1964, fomentando o desenvolvimento de sua aprendizagem histórica. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | The reality of students of the new generations as digital natives and widely connected in a network has allowed them to find new ways to learn and know history. Thus, it is up to teachers, sharing these new knowledge, to reflect on new ways of teaching it. This work then presents a didactic pedagogical construction that aims to guide educators in the construction of a historical videography in the classroom, in the light of an application experience and mainly with an emphasis on meaningful historical learning. To this end, the dialogue takes place mainly through two great theorists, Roger Chartier (1991) and his concept of Representation and Jorn Rüsen (2015), based on the idea of Historical Consciousness. Through its precepts and listening to the wishes of students of the basic education of Bento Gonçalves, an alternative to the teaching of history is conceived here, through the collaborative production of a historical videography about the history of the city. To the extent that, as theorists corroborate, a critical look at the past is essential for conscious and coherent action in the present, the work addresses the use of the place, in this case the city of Bento Gonçalves, as a starting point for historical learning. to start the process of student engagement with learning, combining this with the production of an audiovisual in the documentary format. Thus, through its active participation throughout the construction stages, the use of technology in the classroom and through local history, it is possible to enhance the identification of the same with the theme worked on, which here was the Civil Dictatorship Military of 1964, promoting the development of its historical learning. [resumo fornecido pelo autor] | en |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | História - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | História local - Bento Gonçalves, RS | pt_BR |
dc.subject | Ditadura - História | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | pt_BR |
dc.subject | History - Study and teaching | en |
dc.subject | Local history - Bento Gonçalves, Brazil | en |
dc.subject | Dictatorship - History | en |
dc.subject | Teaching - Auxiliary means | en |
dc.title | Professora, e Bento onde estava enquanto isso? : o desenvolvimento da consciência histórica pelo viés local e a produção colaborativa de documentário sobre as ditadura civil militar no Brasil | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/6618465598821133 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | Mayara Zanotto | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Mestrado Profissional em História | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2021-05-10 |