Modelo de previsão de vagas de educação infantil de um município brasileiro
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Data
2021-06-10Autor
Piva, Guilhermo Offmaister
Orientador
Vidor, Gabriel
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A educação, como direito de todos e dever do estado e da família, é um bem jurídico assegurado pela Constituição Federal. Estima-se que no Brasil existem cerca de 2.000.000 de crianças privadas do acesso a educação infantil. Um modelo capaz de estimar inscrições e assim auxiliar na formulação de estratégias destinadas à suprir a demanda da educação infantil de um município do Brasil é proposto. Analisando o orçamento para reformas e ampliação da educação infantil e a quantidade matrículas, anualmente, percebe-se que existe um descompasso entre valor investido e aumento na capacidade de atendimento. Especula-se que tal comportamento justifica-se pelo desconhecimento, ainda que marginal, acerca de demanda por inscrições. Considerando a capacidade de generalização e adaptabilidade das redes neurais, utilizou-se a perceptron de múltiplas camadas como modelo de predição. Utilizando a série temporal de inscrições do sistema de gestão do município de Camboriú, entre 2012 e 2019, avaliou-se padrões de tendencia e sazonalidade. Iterativamente, ajustaram-se os parâmetros da rede neural utilizando o algorítimo back-propagation e, estimou-se a quantidade de inscritos para o ano de 2019. O modelo foi capaz de prever a quantia de 3513 inscrições, frente os 3354 da série temporal real, resultando em um erro percentual médio absoluto de 1,44%. Ainda, considerando que utilizou-se somente a série temporal de inscrições de um município, acredita-se que a utilização de outras variáveis e/ou outra arquitetura de redes neurais poderiam ser investigadas. [resumo fornecido pelo autor]