Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTorres, João Carlos Brum
dc.contributor.authorBeltrami, Fábio
dc.contributor.otherNodari, Paulo César
dc.contributor.otherChagas, Flávia Carvalho
dc.date.accessioned2014-07-10T11:40:33Z
dc.date.available2014-07-10T11:40:33Z
dc.date.issued2014-07-10
dc.date.submitted2013-07-04
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/792
dc.descriptionO sistema da moralidade proposto por Kant, o qual elimina toda a influência da matéria na determinação do caráter moral da ação, é objeto de estudos desde sua elaboração. Um aspecto que se apresenta problemático é o fato de que ao tomar inclinações como móbeis, isto é, como princípio subjetivo da vontade, as pessoas demonstram possuir interesse – empírico - pelos fins almejados, pela matéria da ação. Quando suprimida a matéria, restando apenas a forma da lei a ser observada, deve existir, também, uma espécie de móbil, este moral, que, no entanto não implica em contrariar o caráter não empírico da determinação racional. Tem-se então, uma situação complicada quanto ao interesse da pessoa na observância da lei moral, tendo em vista o caráter especial deste interesse; em termos Kantianos, o chamado interesse puro da razão. Kant introduz então o conceito de respeito por esta lei, e o considera como sendo um sentimento, portanto, ligado à sensibilidade, porém, não patologicamente produzido, mas, praticamente produzido. A partir da análise das obras kantianas, bem como de comentadores, entende-se que Kant dá o norte para a resolução da questão do móbil moral ao falar do sentimento de respeito. Porém, é necessário refletir se o sentimento de respeito, por si, é o móbil moral Kantiano. Além disso, é preciso explicar a possibilidade de existência de tal sentimento, ligado a sensibilidade, porém não produzido de forma patológica, e sim por uma representação a priori. A partir deste norte e destas reflexões chega-se à conclusão que uma análise conjunta do sentimento de respeito e da consciência da lei moral deve ser desenvolvida, pois, não parece interessante tratar ambos de maneira eliminatória, ou seja, ou o sentimento de respeito ou a consciência da lei moral como base da motivação moral. Para articular esses dois elementos motivacionais parte-se da posição de que se pode distinguir na determinação da vontade, dois fatores: fator conativo ou dinâmico e fator cognitivo. O primeiro consiste em um impulso, como um fator dinâmico em movimento, no sentido de que as pessoas querem, precisam, desejam, se interessam, já o segundo introduz-se tendo em vista que para a realização do aspecto dinâmico, ou seja, dos interesses, depende-se da representação de uma lei para guiar a ação, independentemente do caráter moral ou não desta lei. Caso moral, interesse puro, caso não moral, interesse empírico. Desta forma, baseando-se nesta teoria poder-se-ia pensar a análise conjunta do sentimento de respeito e a consciência da lei moral, já que a consciência da lei seria o guia, a regra, a consciência do princípio da moralidade, enquanto o sentimento de respeito seria o fator dinâmico que efetivaria o princípio da moralidade, seria o efeito que a lei, mediante a consciência dela, causa na sensibilidade.pt_BR
dc.description.abstractThe system of morality proposed by Kant, which eliminates any influence of matter in determining the moral character of the action, is studied since its preparation. One aspect that appears problematic is the fact that by taking inclinations as mobiles, ie, as a subjective principle of the will, people have shown interest - empirically - the objectives pursued by the matter of the action. When the matter suppressed, leaving only the shape of the law to be observed, there must be also a kind of mobile, this moral, which however does not imply counteract the non empirical rational determination. There is then a complicated situation regarding the person's interest in the observance of the moral law, in view of the special nature of this interest, in terms Kantians, called the pure interest of reason. Kant then introduces the concept of respect for this law, and considers as a sense, therefore, linked to sensitivity, but not pathologically produced but practically produced. From the Kantian analysis of the works, as well as commentators, it is understood that Kant gives the north to the resolution of the question of motive in speaking of the moral feeling of respect. However, it is necessary to reflect the sense of respect for themselves, is the Kantian moral motive. Also, explain the possibility of existence of such a feeling, on the sensitivity, but not produced in a pathological way, but by a representation a priori. From this northern and these reflections arrive at the conclusion that a joint analysis of the sense of respect and awareness of the moral law must be developed, because it does not seem so interesting treat both round, that is, or the feeling of respect or awareness of the moral law as the basis of moral motivation. To articulate these two elements motivational part is the position that can be distinguished in the determination of the will, two factors: factor or dynamic conative and cognitive factor. The first consists of a boost, as a dynamic factor in motion, in the sense that people want, need, desire, interested, while the second is introduced with a view to the realization that the dynamic aspect, namely the interests, depends from the representation of a law to guide the action, regardless of the moral character of this law or not. If moral, pure interest, if not moral, empirical interest. Thus, based on this theory it may be thought a joint analysis of the sense of respect and awareness of the moral law, as awareness of the law would guide the rule, the awareness of the principle of morality, while feeling respect would be the dynamic factor that efect the principle of morality, the effect would be that the law upon her consciousness, because the sensitivity.en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectKant, Immanuelpt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.titleO interesse pela lei moral nos escritos éticos kantianospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9825280765708159pt_BR
mtd2-br.author.lattesBELTRAMI, Fábiopt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples