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Transtorno do Espectro Autista: apoio psicológico para pais frente ao diagnóstico

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TCC Bruna Peruffo.pdf (334.6Kb)
Data
2021-05-22
Autor
Peruffo, Bruna
Orientador
Conte, Raquel Furtado
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Este estudo tem por objetivo discutir a relevância do apoio psicológico para pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista, em função das possíveis repercussões psicológicas diante deste diagnóstico. O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento, manifestado pela complexidade e variabilidade dos sintomas presentes no comportamento, comunicação e cognição, sendo diagnosticado atualmente em 1% da população mundial. Os pais, ao receberem o diagnóstico, sentem-se, em sua maioria, desamparados, com negação, medos e dúvidas, necessitando de apoio e acolhimento diante do impacto. O apoio psicológico compreende um espaço seguro para lidar com as questões emocionais e diagnósticas do autismo, potencializando o desenvolvimento da saúde mental dos pais. O estudo foi delineado a partir de uma pesquisa bibliográfica qualitativa de caráter exploratório e descritivo. A coleta de dados foi realizada em artigos científicos onde o instrumento utilizado para a coleta dos dados foi a ficha bibliográfica sendo a síntese integradora adotada como referencial de análise. A partir da categorização das obras consultadas, foi realizada uma integração dos principais resultados encontrados, de acordo com o objetivo da pesquisa. Os principais resultados apontaram que o diagnóstico do autismo desestabiliza os pais que são invadidos por sentimentos ambíguos e dificuldades em lidar com o transtorno, em função da variabilidade diagnóstica e das incertezas nos tratamentos, bem como pela negação em função da idealização do filho perfeito. A repercussão nos pais se apresenta principalmente em relação à sobrecarga física e mental dos cuidados com a criança, bem como a falta de informações e de apoio social diante do transtorno. Neste sentido, o apoio psicológico aos pais pode facilitar ou favorecer o desenvolvimento individual de todos os membros equilibrando expectativas e frustrações, proporcionando assim qualidade de vida, de forma que os pais possam contribuir de forma efetiva nas intervenções com o filho. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/8397
Collections
  • Psicologia - Bacharelado [266]

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