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Teoria do apego: constituição psíquica e relações interpessoais da criança
dc.contributor.advisor | Cemin, Tânia Maria | |
dc.contributor.author | Padilha, Marina Gabriela | |
dc.contributor.other | Perazzolo, Olga Araújo | |
dc.date.accessioned | 2021-06-26T01:03:02Z | |
dc.date.available | 2021-06-26T01:03:02Z | |
dc.date.issued | 2021-05-11 | |
dc.date.submitted | 2020-12-01 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/8399 | |
dc.description | O presente trabalho teve como objetivo geral identificar possíveis contribuições da teoria do apego, quanto às relações familiares, escolares e outras, interferindo na constituição psíquica de uma criança. Sabe-se que são nos primeiros anos de vida da criança que se desenvolvem os padrões de comportamentos que tendem a permanecer e acompanhá-lo ao longo de seu crescimento. Atualmente a necessidade de muitas famílias pelo auxílio de outros serviços direcionados ao cuidado na primeira infância tem crescido consideravelmente, ampliando a rede de relações que a mesma estabelece. Com isso é importante entender a qualidade do vínculo estabelecido, pois este norteará as próximas etapas do desenvolvimento da criança. A teoria do apego ao retratar o estudo da dinâmica que ocorre nas relações interpessoais, explicando a importância das vinculações, bem como o conceito de base segura alicerçam com coerência os aspectos discorridos. Por objetivos específicos foram apresentados: descrever aspectos fundamentais da constituição psíquica de uma criança; conceituar a teoria do apego, enfatizando seus modelos e fases no desenvolvimento da criança; e caracterizar as relações familiares, escolares e outras estabelecidas pela criança, a partir de Bowlby. Os materiais utilizados para a construção do trabalho foram baseados na linha teórica da psicanálise, utilizando livros e artigos de Freud para melhor compreensão acerca de principais aspectos da constituição psíquica, e tendo como foco principal a teoria do apego de Bowlby. Para a elaboração deste, foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório e interpretativo, utilizando análise de conteúdo de Laville e Dionne (1999) como referencial de análise. Foram analisados recortes de cenas do filme Milagre na cela 7 (2019) como fonte para análise, os quais foram agrupados em categorias que dizem respeito à: relação entre a personagem e seus familiares (pai/bisavó), tal visa discutir conteúdos emergentes dos relacionamentos entre a criança e seus familiares, que são as figuras principais no cotidiano da menina; relação da personagem com professora e colegas (escola), esta discorre os conteúdos a partir do contato da criança com o mundo exterior, por meio dos vínculos estabelecidos para além da família; e por fim a relação da personagem estabelecida com outros (terceiros), que possui foco na maneira com a qual a criança lida com determinadas situações, bem como a compreensão da base por trás de sua personalidade. Pode-se considerar a partir da discussão dos dados que, a teoria do apego representa um campo amplo de possibilidades que viabilizam a melhor compreensão do desenvolvimento humano. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Psicologia | pt_BR |
dc.subject | Comportamento de apego | pt_BR |
dc.subject | Relações humanas | pt_BR |
dc.title | Teoria do apego: constituição psíquica e relações interpessoais da criança | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Psicologia | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2021-05-10 |
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Psicologia - Bacharelado [243]