Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCemin, Tânia Maria
dc.contributor.authorBampi, Joseane Krewer
dc.contributor.otherGodoy, Rossane Frizzo de
dc.date.accessioned2021-07-20T23:48:40Z
dc.date.available2021-07-20T23:48:40Z
dc.date.issued2021-07-02
dc.date.submitted2021-06-21
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/8517
dc.descriptionA Terapia Assistida por Animais é uma modalidade de terapia em que um animal é inserido no setting terapêutico, pois estudos demonstram que a interação homem-animal é benéfica para o ser humano. O presente trabalho tem como objetivo geral identificar contribuições da Terapia Assistida por Animais para crianças com Transtorno do Espectro Autista, enfatizando o papel da equipe multidisciplinar. Para isso, utilizou-se de autores influentes no assunto, como, Chelini e Otta, Santos, Capote e Costa, entre outros. Como método, foi realizada uma pesquisa qualitativa exploratória e como fonte optou-se por utilizar oito artigos com a finalidade de obter informações que buscam investigar os objetivos propostos. Para isso, a pesquisa por artigos científicos foi realizada na base de dados de revistas científicas, utilizando descritores como: terapia assistida, terapia com cães e crianças com transtorno do espectro autista. Foi realizada uma análise de conteúdo através dos recortes escolhidos retirados dos artigos. Para a melhor compreensão, foram construídas duas tabelas, a primeira visa apresentar as referências dos artigos escolhidos e assim numerá-los, a segunda, refere-se às três categorias escolhidas. A categoria A aborda os benefícios da Terapia Assistida por Animais em crianças com Transtorno do Espectro Autista em sua autonomia e enfrentamento, a categoria B evidencia os benefícios na interação social das mesmas e por fim, a categoria C busca relatar sobre a equipe multiprofissional inserida nesta modalidade de terapia. Portanto, através da análise e discussão, considera-se que a Terapia Assistida por Animais tem diversos benefícios para crianças com TEA, no aspecto social e também em sua autonomia e enfrentamento, como maior independência nas atividades de vida diária. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectTerapia assistida por animaispt_BR
dc.subjectTranstornos do espectro autista em criançaspt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.titleA terapia assistida por animais e crianças com Transtorno do Espectro Autistapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Psicologiapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2021-07-01


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples