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dc.contributor.advisorGrison, Vagner
dc.contributor.authorVignatti, Vinicius
dc.contributor.otherHansen, Renato
dc.contributor.otherLuciano, Marcos Alexandre
dc.date.accessioned2021-07-31T16:58:57Z
dc.date.available2021-07-31T16:58:57Z
dc.date.issued2021-07-14
dc.date.submitted2021-06-25
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/8555
dc.descriptionO trabalho apresentou o desenvolvimento de um estudo referente a redutores de velocidade de engrenagens, e fez uma análise de resultados comparativos entre dois redutores de mesma classe fabricados por dois fabricantes distintos, um redutor concorrente importado e outro de referência nacional. A característica mais evidente do redutor concorrente importado, e que motivou para a realização deste trabalho foi a carcaça polimérica. Os cálculos analíticos foram executados para avaliar os parâmetros individuais dos elementos de máquina, engrenagens, mancais e eixos disponíveis na literatura clássica a fim de avaliar as características mecânicas e comparar com as características existentes no redutor de referência. O desempenho do conjunto requer a realização de ensaios de bancada que já são padronizados dentro da empresa para avaliar seus próprios redutores. Os dois redutores foram aprovados em todos os testes realizados. Apesar da carcaça polimérica, o redutor concorrente obteve resultados de temperatura de funcionamento semelhantes ao redutor de referência. Os resultados de coeficientes de segurança dos elementos de máquina também mostraram a possibilidade de maior redução de custos de fabricação comparativos ao redutor de referência. Através dos resultados dos ensaios foi possível avaliar os dados e propor melhorias de projeto tanto no redutor concorrente quanto no redutor de referência, através dos pontos positivos e negativos de cada um. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe work presented the development of a study related to gear speed reducers, and made an analysis of comparative results between two reducers of the same class manufactured by two different manufacturers, an imported competitor reducer and a national reference. The most evident characteristic of the imported competitive reducer, and which motivated this work, was the polymeric housing. Analytical calculations were performed to evaluate the individual parameters of the machine elements, gears, bearings and shafts available in classical literature in order to evaluate the mechanical characteristics and compare them with the characteristics existing in the reference gearbox. The performance of the set requires the performance of bench tests that are already standardized within the company to evaluate its own gearboxes. Both gearboxes have passed all tests performed. Despite the polymeric housing, the competitor gear unit achieved operating temperature results similar to the reference gear unit. The results of safety coefficients of the machine elements also showed the possibility of greater reduction in manufacturing costs compared to the reference gearbox. Through the test results, it was possible to evaluate the data and propose design improvements both in the concurrent gearbox and in the reference gearbox, through the positive and negative points of each one. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectEngrenagenspt_BR
dc.subjectTemperaturapt_BR
dc.subjectVibraçãopt_BR
dc.subjectEngrenagem espiralpt_BR
dc.subjectRedutores de velocidadept_BR
dc.titleAvaliação teórica e experimental comparativa entre um conjunto redutor e engrenagens concorrente importado com um modelo equivalente de referência nacionalpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Engenharia Mecânicapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário da Região dos Vinhedospt_BR


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